San Giovanni.

Aqui em Monza durante o verão existe uma programação especial: espetáculos, filmes, eventos, maratonas, concertos, enfim ... um monte de coisa legal para se fazer na cidade durante os meses de junho, julho e agosto.

Este está sendo nosso primeiro verão aqui na cidade. Algumas coisas acabamos perdendo (não fiquei de olho no calendário) mas pouco a pouco estamos entrando no ritmo de 'moradores' daqui.

Ontem, por exemplo, fomos assistir  a um desses eventos: "I Fuocchi di San Giovanni" (Os Fogos de São João). Um evento realizado na área do Parque de Monza. Li em algum lugar que era realmente um evento bem importante, onde a participação de pessoas era enorme (gente de Monza e de fora).

De casa até o parque dá para ir a pé, uns 15 minutos de caminhada. Já estamos acostumados, vamos com frequência para fazer exercícios e passear.

O evento estava marcado para às 22hs. Achei que primeiro teria algumas apresentações musicais e, no final, os fogos. Não foi bem assim. Começou quase que pontualmente  e a música era coordenada com a exibição de fogos (tipo as que acontecem no Natal Luz de Gramado, por exemplo).

Realmente havia um fluxo enorme de pessoas, que encontramos desde bem antes da entrada do parque. Todo mundo em ritmo de procissão, congestionamento de pernas, de bicicletas (muita gente foi em bici) e de carros (que faziam enormes filas para os estacionamentos - nessas horas a gente agradece por ainda não ter um carro).



A área reservada para o evento era enorme, mas como chegamos quase em cima da hora, muitas entradas já estavam fechadas. Assim que fomos na primeira disponível (mais para o final do local).

No meio do parque, uma área enorme, cheio de gente sentada pelo chão, com toalhas estendidas, cangas, lençóis, enfim. Pelo que pudemos perceber, muita gente chega bem antes, faz um picnic e fica por ali até a hora do espetáculo. Quanto antes chegam, mais próximo aos fogos conseguem sentar, óbvio. Mas nós não reclamamos do nosso local. Conseguimos assistir tudo, apesar de ter chegado apenas uns 10 minutos antes.

Fiquei vendo toda aquela cena de muitas e muitas pessoas reunidas: famílias, jovens, idosos, grupo de amigos, todos compartilhando o mesmo ambiente, super relaxados, sem estresse, sem medo, sem arrastão, podendo usar livremente  câmeras,  celular, sem ter que ficar olhando pros lados pra ver se tem algum suspeito por perto. Traumas que ainda trazemos do Rio, infelizmente.

Lembrei do nosso último reveillón em Copacabana, onde juramos nunca mais voltar ali naquela data (e não voltamos mesmo). Foi horrível. Quando iniciaram os fogos iniciou-se, também, uma sequência de arrastões que não deu sossego. Não podíamos olhar pros fogos, a cada minuto era correria de um lado diferente. Aquele medo, aquela tensão, enfim. Foi muito ruim.

Estar ali naquela situação de aglomeração podendo desfrutar da tranquilidade, da paz, da liberdade ... não tem preço.





Eu amei o espetáculo de fogos. Basicamente foi uma homenagem à Itália: amor, arte, mar, paisagens, sentimentos. Espetáculo de fogos perfeitamente sincronizado com canções marcantes. 

Quando tocou Caruso cantada por Lucio Dalla, apareceu alguma que outra lagriminha no meu olho. Eu amo essa música, desde sempre. Ela me emociona. E com aquele espetáculo lindo, com a gratidão por poder estar vivendo tudo aquilo sem estresse e com o sentimento de nostalgia e de saudade dos meus, pronto. Não deu pra aguentar (e a verdade é que nem faço muito esforço pra isso - choro mesmo!).


Dizem que durou uns 20 minutos. Pra mim, que amei, passou super rápido. Fiquei com gostinho de quero mais. Foi lindo, muito lindo!



O difícil foi sair do parque. Novamente todo mundo em ritmo de procissão. Muita gente pra pouca saída (nem todas as saídas do parque estavam abertas) - eu sempre reclamando, né?! Mas, mesmo assim, apesar de a passos lentos, foi tudo muito tranquilo, sem percances, sem estresses.

Amamos o evento! No próximo ano eu e meus Nicola's iremos um pouco antes, faremos picnic pelo parque (se bem que não sei se é possível, pois ao entrarmos estavam revistando bolsas e perguntando se havia algo de comer ou beber - acho que é proibido, preciso me informar melhor). Mas um pouquinho mais cedo a gente chegará, com certeza.

Viva São João!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa um recadinho pra gente aqui, vai!

Buen Camino, Peregrino!

     Sábado passado, um pouquinho antes das 4:30h deixamos Pequeno na Stazione Centrale di Milano . Ali se reuniu com o grupo de jovens da i...