Eu sei que falta pouquinho pro Natal ... mas vamos dar um tempinho pro "espìrito natalino". Vamos deixa-lo sò um pouquinho de lado que eu preciso dizer: QUE SACO QUE SAO ESSAS FESTAS DE ESCOLA!!! Mamma mia! Socorro!
Todo mundo sabe (pelo menos aqueles que me conhecem bem ou, ao menos, acompanham desde algum tempo o nosso blog) que nao sou uma mae melosa-babosa-manhosa-grudenta-nheco,nheco. Nao penso que meu filho seja o melhor, maior, mais bonito, mais inteligente, mais tudo de lindo que hà nesse mundo. Ok. Sinceramente: pra mim ele é fofo, lindo, querido, safado, arteiro, inteligente, sapeca ... como muitas outras crianças mais. Pra mim ele é tudo de bom porque ele é meu. Mas sou consciente de que os outros filhos, das outras maes, também sao.
Ontem tivemos a festa de Natal da escola do Pequeno, aquela tìpica festa de escola que a gente vai, escuta a musiquinha que eles ensaiaram vàrias vezes (e que a profe disse que de jeito algum era pra cantar em casa, porque tinha que ser surpresa), pega o deseinho que eles fizeram especialmente pra esse momento, agradece a professora, dà o presentinho e, quando finalmente chega o momento de ir embora, a gente diz: "ufa!".
Todos estavam lindinhos de blusa vermelha, chapeuzinho (gorrinha) de Papai Noel. Cantaram direitinho as mùsicas, fizeram tudo como mandava o figurino (leia-se a profe). Mas nao consegui me emocionar. Culpa de quem? De todos os adultos (pais, maes, avòs, tios, primas, amigas pròximas) que estavam ali, amontoando-se (cada um queria a melhor posiçao pra fazer filmagens e fotos) ... e falando, falando, falando ... e as (os) mais empolgadas (os) até cantaram as mùsicas junto. Tudo bem que, criatividade zero, certamente aquela seria a mesma mùsica que aquele pai ou mae cantaram na sua festinha de Natal, hà mais de 30 anos atràs. Deu vontade de dizer: "ei, psiu! Dà licença que quero escutar o que eles (os pequeninos e verdadeiros protagonistas) estao cantando?". Depois a outra que grita com o filho para que se posicione bem, pra sair bonito na foto. A outra que se desespera porque acabou a pilha da camera. A outra que grita pro pai, que chegou tarde, vir pra perto dela ... a profe que corre pra pegar um que no meio da apresentaçao desatou a chorar. O outro que reclama que tà muito quente (poderia ter tirado o casaco, nao?). Juro, de verdade, que na metade da apresentaçao pensei: "o que eu to fazendo aqui?" - por um momento 'excomunguei' o Papai e, mentalmente, o adverti que na pròxima festinha ele seria o encarregado de acompanhar o Pequeno.
Acabou a festa ... plac plac ... aplausos. Vamos embora? Naooooo ... nao dà pra fazer desfeita, tem que provar um docinho, um salgadinho, uma bebidinha, tem que pegar o cartao que o Pequeno fez. As outras maes preocupadas em fofocar com as mais "achegadas", uma que outra que sorri simpaticamente ... e outra que chega de mancinho, descobre que sou brasileira e desata a falar (em portugues de Portugal) feliz da vida, porque ela é nao-sei-o-que, que morou em Portugal durante dois anos, que se especializou em cultura afro-portuguesa, que lhe encantava Angola e que amava falar portugues. Resumo, ela me sufocou com tanto blà blà blà, naquele portugues de Purrrrrtugallll que nòs, brasileiros, achamos muito do engraçado. Pela segunda vez, pensei: "socorro, que faço aqui?".
Hoje, ao contràrio do outro post, peço desculpa pela falta de sentimento.
Mas, sinceramente, pra algumas coisas, ao contràrio do Papai Noel, nao tenho saco! (no bom sentido!!!!).
Ai Tati, você tem toda razão! E isto não é exclusividade daí...aqui é a mesma coisa há muito tempo e continua assim. Quando os meus filhos eram pequenos (eles têm 24 e 28 anos) eu me irritava com esta história de mães que querem brilhar mais que as crianças e que de tanto se colocarem na frente pra fotografar impedem os demais pais de assitir!
ResponderExcluirUm dia sugeri que a escola contratasse um fotgrafo e que os demais ficassem proibidos de fotografar!
Quase fui enforcada, mas pelo menos naquela (única) festa em que a regra valeu todos foram fotografados!
E esta história de mãe que sempre acha que o filho é superdotado, hiperativo, maior que a média, maais bonito que o resto da humanidade...esta história é insuportável e muito cafona também!
Mas as fotos do seu pequeno estão lindas!
Beijos!!
É amiga...estas festas de final de ano na escola é...mas nós fomos rápidos, não teve entrega de cartão.... e os pais querendo brilhar mais que os filhos, fotografar... tem em todo lugar.
ResponderExcluirAs fotos do Pequeno ficaram lindas! Ele esá muito sério na
1ªfoto.
Amigos um Felizzzzzzzzzzz Nataaaaaaaaal e beijo, beijo, beijoooo
Ai meu Deus, esse post nem parece que foi vc que escreveu... :) Esse foi um desabafo mesmo... :) Tati, faz dias que penso nisso... è cedo ainda, mas sabe que preciso conversar com vocè sobre a questào mandar pra escolinha aos 3 anos... davvero... Bom, te mando um email pra te perguntar uma outra coisa. FELIZ NATAL!!!
ResponderExcluirMeninas! (Zuleid, Jana e Val)
ResponderExcluirObrigada pelos comentarios (e pelo apoio moral tb - jà estava me sentindo uma bruaca de mae, sem paciencia ...hehehehe).
Pois Zuleid, entao tu sabe bem como é essa funçao de festa escolar ... teve 2 experiencias, fora todas as outras q possivelmente vàrias maes comentem de vez em qdo contigo nas consultas ;)
Jana, o teu é o outro ponto de vista: como professora, empenhada em organizar esses momentos.
Val ... nao te preocupa q logo chega a tua vez de presenciar momentos como este na escolinha da Sophie :)
Bjos a todas!