Aqui na Itàlia existe o tal de canone televisivo, que nada mais é do que uma taxa que os cidadaos pagam por ter uma tv em casa. Basicamente, para cobrà-lo, a desculpa esfarrapada é a de que se os cidadaos pagam (financiam) o sistema de radiofusao, assim nao é necessària a emissao de publicidade (ou, pelo menos, o menor tempo possìvel). Supostamente. Porque aqui cobram o raio do canone e emitem um sacco de publicidade.
Quando viemos morar aqui, vendemos as tv's que tinhamos em Madrid. Uma vez na Itàlia, o primeiro apartamento que alugamos tinha tv ... ou seja, o canone jà era problema do dono, nao nosso. Quando por segunda vez mudamos de apartamento (onde tivemos que mobilià-lo por completo), compramos a minha tao esperada tv plasma. Na minha santa ignorancia, achei que ao comprar uma tv, na pròpria loja se pagava o tal de canone. Nao foi assim. Na loja nao nos exigiram nada. Ok. Como nunca ninguém nos cobrou, também nao pagamos.
Hoje, verificando o correio, vejo uma carta de aparencia desconhecida (nada de logotipo da empresa de gàs, àgua, telefone, etc). Era da Rai (a televisao pùblica italiana), endereçada a mim. Da Rai? Pra mim?
Sim. Me descobriram. Me avisam que estou em atraso com o pagamento, que tenho obrigaçao de pagà-lo e, caso nao pague no tempo previsto por eles, tomarao as 'medidas pertinentes' ... tenha medo!
Além de emitirem umas porcarias de programas, torrar a paciencia com tanta publicidade mediocre, jà nao bastasse a quantidade de taxas que se paga nesse paìs, agora querem que desembolse quase 111 € pra pagar o raio do canone da Rai.
Caloteira? Nadica de nada ... aliàs, pra ser sincera, nao tenho nenhuma intençao de pagar. Jà os contarei mais detalhes.
Ma va ...
Ai amiga, que chato isso: Te descobriram.... Paciência!
ResponderExcluirAbraço.
P.S.: Ainda estou em Osório. Saio às 6horas pra Florianópolis na 5ª-feira.