Ontem, por muita insistencia do Papai, retornei ao médico (fui na segunda-feira e a Dra. pediu uma ortopanoramica da boca - porque apareceu uma infecçao nao sei de onde e ela "achava" que seria algo dentàrio - coisa que nao se confirmou). Pois bem, fiz a orto e ontem fui levar pra ela ver.
Nossa doutora (o que seria como uma espécie de médico de famìlia) é bastante requisitada. Fora isso, ela pertence aquelas raridades de médico que te tratam com atençao, paciencia, muito cuidado e sem nenhuma pressa. Se tem 20 esperando na sala? Nao tem problema ... o importante é escutar e explicar tim tim por tim tim o teu caso. Eu agradeço e muito tudo isso ... mas as senhoras estressadas ... as vezes te fulminam com o olho quando demoramos na consulta mais do que elas esperavam.
Pois bem. Ontem a Dra. iniciava consulta a partir das 10:30h. Cheguei no consultòrio (que é super perto da minha casa) as 10h ... e jà fui a segunda na lista de espera. Logo foi chegando mais, mais uma, mais outra ... e antes mesmo das 10:30h jà eramos umas 10 pessoas. A média de idade là dentro beirava os 70 anos ... nao querendo ser preconceituosa e nem falar mal de ninguém (mas jà falando) ... meu amigo, minha amiga ... reùne mais de 5 velhinhas juntas e pronto ... tem assunto (pra nao dizer fofoca) pra uma semana.
E assim foi. A que sentou do meu lado encontrou logo uma maneira de puxar papo. E nem aì para que eu estivesse lendo uma revista. Que fazia muito frio, mas que ela estava bem porque nao gosta de calor. Que tem alergia na primavera, por isso deseja que ela chegue o mais tarde possìvel (naooooo, senhora, eu também sofro de alergia mas amo primavera!). Que nao aguenta mais esse povo que trabalha em telemarketing que nao param de ficar ligando pra casa dela, justo na hora da sesta (isso eu concordo, senhora, nao tem perdao!). Que ela assiste Beautiful (que é uma novela americana que faz uns 20 anos que està passando aqui - minha sogra também assiste - os atores jà morreram e reencarnaram umas 10 vezes - nao ri, nao é fàcil ter enredo pra 20 anos de novela, ué!). Que ela anda comendo muito, mas nao consegue fazer dieta (aliàs, ela nao consegue viver sem pao).
Nesse momento a outra que estava là na esquina entra na conversa. Ela também nao pode viver sem pao. Pode viver sem pasta. Mas sem pao e sem café nao pode viver.
A que estava na frente, pra nao ficar de fora, retoca: mas o café faz mal, principalmente pro coraçao. Sei disso em primeira pessoa.
Obvio que a curiosa de plantao teve que perguntar do que ela sofria. E daì veio a història de que teve que ir pra França fazer um tratamento. E que là em Paris é outro mundo, que o sistema sanitàrio frances nao tem nada a ver com o italiano, 500 mil vezes melhor. Que, inclusive, aquela enfermeira "que te lava" (expressao tal qual ela usou) tem mais carinho e atençao contigo do que as daqui. Que ela teve que pagar 60€(nao sei do que) e que os sessenta euros chegaram em Roma antes dela. Aquilo sim é primeiro mundo, concluiu a senhora.
Logo, continuou ... "mas sabe o que mais gosto de Paris?" ... e uma responde: "a Torre Eiffel". "Naooooooooooo" (fazendo cara de "pra torre nao to nem aì"), "eu gosto da Disney, sempre que vou là, depois que saio da clìnica, vou pra Disney, aquilo me renova, me dà vida."
E seguiu com uma outra que entrou na conversa dizendo que nao conhecia Paris porque tinha medo de andar de aviao ... e nao podia ir em trem porque um tal de trem que ela gostava jà nao existia mais (logo aquele que saia à noite e chegava em Paris pela manha ... uma viagem maravilhosa, segundo ela). E eu cà com meus botoes ... se ela nunca foi, como sabe que a viagem era maravilhosa????
De repente, chega uma senhora reclamando: "onde jà se viu a polìcia estacionar num local onde nao se pode estacionar?". Nesse momento, uma outra senhora que a acompanhava, dà aquele conhecido cutucao de "simancol": a policial estava ali esperando pra consultar também. A senhora sorri, pede desculpa pra policial e completa: "sabe como é minha filha, nao tenho mais idade pra ficar girando, girando e girando na quadra pra ver onde estacionar ... e tu vem e estaciona bem ali onde nao pode". E a policial: "mas a senhora dirige?". "Sim". Foi entao que a policial fez aquela perguntinha bem indiscreta (que eu também estava curiosa pra saber): "mas, me desculpe, quantos anos a senhora tem?". A senhora deu uma olhadinha pro lado, com a expressao de que estava pra contar o maior segredo do mundo, e meio baixinho respondeu: "91". Uauuuuuu ... isso foi o que disse a policial ... e eu também. "Mas a senhora se conserva muitìssimo bem". "Ahhh, minha filha, eu to velha, doente". A outra senhora que a acompanhava responde: "tà nada, a cabeça funciona bem e as pernas também, no resto a gente dà um jeito". Meio desconformada a senhora responde: "é, mas todo o resto jà nao funciona bem, nao ...". A policial diz: "ohhhh, mas a senhora està tao bem e é tao bonitinha". Com um sorrisinho de felicidade a senhora agradece, tira a gorra que estava usando, alisa os poucos cabelos lisos e branquinhos que chegavam à altura dos ombros e diz: "ahhhh, agora eu nao sei, mas modéstia à parte, quando era mais jovem, muitos andavam atràs de mim e diziam que eu era bem bonita ...".
Droga! Nesse momento crucial da conversa foi minha vez de entrar pra consulta.
Mulher é bicho triste mesmo ... nao importa a idade, a vaidade nos acompanha pra sempre. E a curiosidade também ... fiquei morrendo de vontade de saber de todas as aventuras daquela senhora. Certamente ela tinha muitas mais històrias pra contar.
O ùnico que nao perguntou nada e nem disse mu foi um senhor que estava sentado num cantinho.
Mas também, pra que perguntar?
Sala de espera acontece e se escuta de tudo!Ainda mais com velhinhas e suas histórias. Risos.
ResponderExcluirNa próxima semana vou pra uma sala de espera (dentista), mas será tudo tranquilo é só revisão e analisar se o tal de bruxismo progrediu.
Tá...contou a conversa das velhinhas e o que médica te disse:... tudo bem?
Aqui em Osório conhece a esposa do dona do Supermercado Dalpiaz (Serginho)? Agora esta em casa reaprendendo a falar, caminhar...
e hoje soube do Jaime Dalpias (dono da DALCON< lembra?) Leucemia esta hospitalizado em Porto Alegre precisa de doadores...a situação esta feia.
Mas o feriado de Carnaval acabou, semana curta, casamento no final de semana...
Abração. Te cuida.
Ciao, bella amica!
ResponderExcluirAdorei!!! Também estoiu aqui morrendo de curiosidade. Imagina... 91 anos, dirigindo! Que bênção!
Adoro estas conversas nas salas de espera de consultórios. É um vasto campo de análise do SER humano não é mesmo?
Fiquei imaginando cada detalhe, cada "modelito", também fiquei imaginando a cara do tal senhor no cantinho... Imagina o que estaria ele pensando do universo feminino? Louco para entrar na conversa rsrsrs Que graça a policial. Confesso que pensei que ela iria cobrar a "licença para dirigir" rsrs
Ainda bem que ela era uma fofa e só fez colocar a senhorinha para cima! É disso que precisamos, pessoas que nos deem um "up grade" na alma, nos fazendo ver as imensas possibilidades desta nossa vida. Imaginaaaaaaaaaa Tati!! Nós com 91 anos? Que poderrrrrrrr rsrsrs
Baciones bella amica! Amei o post comosempre!
TUDO DE BOM PARA VOCÊ E SEUS NICOLAS ;)
Amiga, Jana!
ResponderExcluirEu to bem, amiga! Saiu uma inflamaçao q me fez ficar mais bochechuda do q o normal ... rs ... mais depois de alguns dias tomando anti-inflamatorio e antibiotico estou melhor.
Vejo q teràs um finde agitado, com festança e tudo mais ;)
Assim q, boas energias pro finde, amiga!
Bjos!
::::::::::::::::::::::
Rose, Bella!
Sabe q eu nunca me imaginei velhinha? Mas te juro que no outro dia fiquei com uma vontade de ser velhinha como aquela senhora. Deus a abençoe, 91 anos e dirigindo por aì, com um papo super bacana, vaidosa, bonitinha. Talvez qdo chegarmos là a gente nao possa mais tomar nossas caipirinhas e cervejinhas, mas um chazinho a gente vai poder curtir, né bella?! ...rs
Beijos e um òtimo finde!
Adorei! Conversa de velhinhos é igualzinho de criança! Elas chegam e já chamam as outras de "amigo" e se tratam como ínitmos na mesma hora! Isto vale para os extremos da vida que é quando a vida é mais real...O resto do tempo nos preocupamos muito em não nos mostrar...Que pena!!
ResponderExcluir