Acordamos tarde no sábado. Consequentemente, saímos tarde de casa pra ir visitar a sogra. Pegamos um pouquinho de engarrafamento e com um pouquinho de atraso, chegamos ainda em tempo de almoçar.
![]() |
que tal o novo look? |
Logo depois de encher a pança, saímos com o Pequeno pra comprar um sapato pra ele (semana que vem temos um casamento na Espanha e o menino estava sem sapato decente). Se eu contar que a criatura já quer escolher as coisas, vocês acreditam??? Esse eu não gosto. Essa cor eu não gosto. Não, não quero. Ainda bem que na última loja, a última opção de sapato caiu no agrado do mocinho, senão ...
Na mesma tarde ainda deu tempo de curtir a festinha de aniver da priminha Valéria que fez 3 aninhos. Pequeno adorou. Correu muito com os outros pequenos. Até ganhou um arranhão do gato da casa. Também, coitado do gato ... era aquela criançada correndo atrás dele, pra lá e pra cá ... o coitado bem que tentava se esconder, mas logo alguém o achava.
À noite, janta em família e dormir cedo, porque no dia seguinte iriamos à Santa Maria.
Santa Maria é um morro que fica justo em frente onde mora minha sogra.
Por tradição, todos os domingos do mês de maio, o povo sobe o morro pra assistir à missa que se realiza numa capelinha que tem bem lá no topo. O caminho é difícil pra caramba. Há alguns anos atrás, subi pela primeira vez e quase tive um troço. Só consegui chegar no final, porque cada vez que batia o cansaço, lembrava da minha sogra dizendo: "tu não vai conseguir, tu não vai conseguir". Aquela negatividade dela me serviu de motivação. Prometi pra mim mesma que jamais voltaria lá. Como sou boba, ontem retornei.
Tivemos que madrugar. A missa inicia as 7:30h da madrugada (sim, madrugada, porque 7:30 de um domingo pra mim é madrugada). Tendo em conta que o trajeto de subida leva em torno de 1 hora, tivemos que madrugar mesmo. Iniciamos a subida com a lua que ainda nos acompanhava:
Da outra vez tirei mais fotos (até porque era uma desculpa pra descansar um pouquinho). Dessa vez, como já sabia que o bicho pegava mesmo, não quis perder muito tempo, assim que as fotos foram poucas. Mas a paisagem é maravilhosa. Queria ir mesmo era com tempo, pra sentar e ficar curtindo o visual. Mas como o objetivo era um só (assistir à missa), e como ficava passando povo toda hora, não deu pra "perder tempo".
pegamos "engarrafamento" |
Com a meta alcançada, finalmente um bom descanço. Chegamos com uma meia hora de antecedência e lá em cima encontramos meus cunhados. O povo fez fogueira pra espantar o frio e os mosquitos (que mosquitama, mamma mia!). Alguns faziam apostas de que o padre não iria conseguir subir (bando de pecadores!). As crianças corriam no meio do verde ... exatamente tudo como sempre, afinal é tradição, ué!
cunhados e sobrinhos |
Santo Antônio (o padroeiro da cidade) na capelinha - foto by Valentina (sobrinha), porque eu estava cansada demais pra fazer foto :) |
a capelinha dentro - e as senhoras rezando e descansando um pouco as pernas |
o altar fora, porque a capela é pequena e não cabe todo mundo dentro. |
meu outro cunhado |
Finalizada a missa, o objetivo é um só: descer. Eu só queria chegar em casa, tomar um banho, um café e descansar.
Não tenho nenhuma intenção de voltar novamente por lá. Mas, como tenho experiência da outra vez, não juro e nem prometo nada. Mas, se voltar, o que sim prometo, é que assim como as velinhas, vou subir o morro de bengalinha. Aliás, duas ... uma em cada mão, pra dar uma ajudinha pras pernas.
Cansamos tanto que, depois do almoço, ao invés de vir embora logo pra não pegar engarrafamento, fomos é dormir. Dormi o sono dos justos ... ou melhor, desmaiei mesmo. Só acordei porque Papai me chamou, senão, estava por lá até agora.
Ainda bem que a paisagem de volta pra casa também é bastante agradável ...
O Pequeno ficou lindo com o chapéu!!!(foto).
ResponderExcluirTe mete...também é exigente. Puxou a quem?
Parabéns pra prima Valéria!
Amiga, neste final de semana estavamos com roupas parecidas: blusa listrada de marinho. Só que a minha é de manga longa.
Pela 1ª foto (morro) Santa Maria deve ser....Nossa que legal 1 hora de caminhada difícil e completa com missa!
Engarrafamento até na trilha...Que vista linda na foto do cunhado e Nicola na cruz. E o dia que eu for por ai??? Vai ter que subir comigo...
Belíssima a paisagem de volta pra casa.
Hoje aqui esta uma chuva fina, friozinho. Fui trabalhar pela manhã e daqui a pouco já estou indo novamente... Beijos.
oi!
ResponderExcluirEsta subidinha deve ser muito bom pra todos ficarem em forma.
Um beijão pra vocês
Tem certeza que aquela orquestra não tinha violino? ....então eu e o nicolinha ouvimos um ahahahahah..