O Primeiro Finde Como Cariocas.

Aquele bando de malas chegou inteirinho. A primeira, a segunda, a terceira, a quarta e a quinta. Mais duas mochilas que levamos conosco no avião e, pronto. Pegamos um taxi (novamente com um condutor bemmmmmmmm bom de papo).

Pegamos um pouco de engarrafamento. Nada de muito exagerado, mas já deu pra ter uma idéia de como é o trânsito no Rio. O motorista do taxi tentava se desculpar. A gente disse pra ele não esquentar, que vinhamos de Roma e o trânsito por lá era muito mais caótico.

Finalmente chegamos no apartamento que a empresa alugou pra gente, pra este primeiro mês. Na verdade pensávamos que era um apart hotel. Mas é um edifício com apartamentos que são alugados por temporada. Funciona mais ou menos como um apart (tem pessoas que fazem limpeza, tem recepcionista, etc), mas cada apartamento pertence a um dono diferente.



A primeira impressão foi maravilhosa. Estamos em Ipanema, numa zona muito bonita e com um apartamento de frente pro mar. É só atravessar a rua e já estamos no calçadão.

As malas foram organizadas (ou melhor, desfeitas) pouco a pouco. Saimos pra fazer as primeiras compras (o primeiro susto: gastamos um absurdo!!!!! - pro meu gosto, claro!). Logo, fomos levar Pequeno na praia. Só atravessamos a rua e, pronto. Ele levou uma garrafinha de água do apartamento e fez a festa brincando na areia. Depois, passeio pelo calçadão. Pequeno "descobriu" a água de côco. Agora ele só quer saber de "descer pra beber aquela água do couco". Adorou a idéia de andar de sunga por aí. Se deixasse, ele iria de sunga pra todos os lados.




Desde ontem ele está com uma irritaçãozinha no rosto. A farmacêutica disse que "acha" que é por conta do calor. Eu também suspeito que seja isso. Vamos esperar e, se não melhorar, levo ele na pediatra.

Sábado fomos passear por Copacabana. O segundo susto: o preço da passagem de metrô. Outro absurdo! Mais caro do que Roma.

Eu estou naquela fase chata, de sustos e mais sustos. É inevitável não fazer a conversão de moeda, embora saiba que isto é uma roubada. Estamos aqui, o dinheiro é Real e pronto. O Euro ficou pra trás. Sei que preciso de um tempo pra me adaptar, entrar no rotina e desestressar. Até lá, Papai vai ter que aguentar meus momentos de pânico. Já tive meu primeiro momento de "o que eu vim fazer aqui?".

Mas é só sair, sentir o calor, ver o povo correndo pra lá e pra cá, jogando vôlei, aproveitando o mar que, pronto. Logo passa.

Pequeno está curioso pra "conhecer os novos amiguinhos da escola nova". Vez que outra ele pergunta: "e aí, onde é minha escola?".

Continua buscando os pássaros e macacos do filme Rio, sem êxito.

E já chorou querendo voltar pra casa de Roma. Corta o coração e, vez que outra, eu e Papai nos preocupamos.

Já comemos em boteco, marido já foi no banco de chinelo de dedo. Pequeno já pediu pra ir no Bob's comer sorvete. Já fiz compras na feirinha de sexta-feira. Nosso café da manhã está sendo acompanhado de um delicioso e docinho mamão, diariamente. Já bebi suco natural. Já vi Faustão, Fantástico e novela. BBB não dá, sem condições. Tenho acordado cedo, antes das 7hs e fico boba vendo o povo na rua correndo, caminhando e fazendo exercícios em plena manhã cedinho. Hoje assisti de camarote o povo do vôlei de praia treinando.

Hoje, também,  foi o primeiro dia de trabalho do marido. Estou ansiosa esperando por ele pra saber como foi tudo.

Enquanto isto, estou aqui com um friozinho danado na barriga. Feliz, com um pouco de medo, um pouco de ansiedade, me adaptando novamente como brasileira que ficou 10 anos fora e louquinha de vontade pra descobrir logo de uma vez o que o Rio de Janeiro reserva pra nós ...

8 comentários:

  1. Que lindo bela amica!!
    Confesso que aguardei ansiosamente, por este post. Sobretudo, no que diz respeito ao Nicolinha. Que lindo ele de sunga! Imaginaaaaa... Há poucos dias estava lá do outro lado do oceano, cheio de casacos, gorros, galochas rsrs O que será que se passa naquela linda cabecinha?
    A água de couco é ótimo rsrsrs Já chegou criando moda.
    Tati, bela, não se desespere com a conversão da moeda. Amiga, se você ficar nessa, vai pirar heheheh Relaxa, logo acostuma!!!
    Lindo o lugar que estão hospedados! Que atenciosos foram os RP da empresa do Nicola Pai. Curtam cada momento! bebam muita água de couco rsrs, usem muito sunga, biquini e havaianas heheh

    Só posso desejar que o o Rio de Janeiro lhes reserve coisas e momentos maravilhosos!!!
    Continuem sendo muito felizes e que Deus siga lhes abençoando!!!

    Bem vinda à Terra do Blue!!!

    PS: Tati! Leva Nicolinha para passear no caminho do Bem te Vi, ali na Praia Vermelha. Lembra? Lá onde Rejane e Fraguinha moraram? Lá tem muitosssss micos e outros bichos heheh ele vai amar!!! E a vista é maravilhosa, você bem deve saber!!

    Baciones bella!! Tudo de maravilhoso para você e seus Nicolas!!

    Rose Mazza

    ResponderExcluir
  2. Quem bom: as malas chegarem inteiras!
    Que chique apartamento por um mês.
    Bela vista! Nicola deveria estar pensando: Meu Deus onde vim parar, Ipanema!!!
    Já esqueceu o valor de nossa moeda, amiga.
    Que maravilha atravessar a rua e praia!
    O Pequeno esta realizado: vista maravilhosa, água de "couco", andar de sunga por ai...
    Quanto a irritação no rosto? A pequena aqui de casa: Eu estou com irritaão no pescoço.
    Escola que maravilha!
    Ele é fã do Bob's?
    Isso vai descobrindo o que o Rio reserva pra vocês e nos conta...
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati! Eu achei seu blog no blog da Taty, o Vivendo e escrevendo. Já faz um tempinho que leio suas postagens, mas nunca comentei! Hoje decidi comentar para dar boas vindas ao Rio! Eu moro aqui desde pequena e como eu, acredito que vcs vão se apaixonar pela cidade maravilhosa!
    beijo e boa sorte! :)

    ResponderExcluir
  4. Na vida, somos como bolinhas de gude; jogam-nos para todos os lados, mas o que importa, naõ saõ os rumos que tomamos, saõ as lições de vida, que levamos em nossas bagagens.Façam de sua aterrizagem no Brasil, RJ, uma nova experiencia de vida, um pos graduaçaõ, no curso do bem viver.Naõ temos EUROS, mas temos amor de sobra para todos vcs.Sejam benvindos, e recebidos pelos anjos.UM GRANDE BEIJO EM SEUS CORAÇÔES.
    UM BEIJAÕ DA DINDA

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha Tati, nossa fiquei aqui imaginando essa vista e essa vida perto do mar, realmente deve ser demais... É a adaptaçao tem que ser pouco a pouco né? E acho que o pequeno vai ser adaptar rapidinho qdo entrar pra escola. A Dani, lembra dela? Foi de Madrid pra Salvador e o Zé se adaptou rapidinho qdo entrou pra escola, agora ja virou "rato de praia" rsrsrs ta negao e nao pensa em morar em outro lugar que nao seja Salvador rsrsrs. É isso neguinha, que sua readaptação seja leva e que o mar cure tudo! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Rose, bella!

    Acho até q foi por isso q saiu a reaçao alérgica no menino: numa semana na friaca braba e, na outra, em pleno calorao de 40°. Quem resiste? ;)
    Sobre a trilha da Urca, foi justamente sobre là que comentei com ele, q a gente caminhava e os macaquinhos apareciam. Sò que ele acha q tem macaco por tudo ... sabe como é criança ...rs
    Bjao, bella amica!

    :::::::::::::::::::::::

    Amiga, Jana!

    Pode deixar q vamos "descobrir" tudo de bom q oferece a Cidade Maravilhosa. Assim, qdo vier nos visitar, te levaremos em todos os lugares legais possìveis ;)
    Bjao, amiga!

    ::::::::::::::::::::

    Priscila!

    Seja bem-vinda! Muito obrigada pelo comentàrio. Pode comentar sempre q quiser, viu? Ficamos muito felizes.
    Eu tenho certeza de q gostaremos bastante daqui. Sò tem q passar esse processo de chegada. Rio é uma cidade linda, abençoada com toda essa natureza maravilhosa, com pessoas encantadoras ... acho q nao tem como nao gostar daqui :)
    Aguardo seu retorno aqui pelo nosso blog ;)
    Bjos!

    ::::::::::::::::::::::::

    Dinda, querida!

    Que bom ler um recadinho teu aqui no nosso blog. Com certeza o q importa na vida é tudo isto q tu falou: a bagagem q levamos (e, nela, incluìdas as liçoes de vida, as vivencias, as pessoas q conhecemos, etc). O q importa é q tenho dois companheiros de viagem q fazem dela a viagem mais maravilhosa, seja là ou aqui. E, sobretudo, agora estamos pertinho ... e tu pode até vir me visitar. Agora nao tem desculpa, né?!
    Bjao enorme! Te Amo!

    :::::::::::::::::::::::

    Diana!

    Lembro da Dani sim. Eu tb tenho certeza de q meu Pequeno nao vai querer mais sair daqui. Imagina, esse marzao do ladinho. Na pior das hipòtesis, se morarmos longe da praia, ele pode vir pegar umas ondas de metro ... imagina.
    Ele està super ansioso pra ir pra escola. Todo dia ele pergunta se "é dia de ir pra escola nova" ... rs
    Um bjao enorme pra vcs, queridona! Quem sabe logo nos encontramos para um "chopp's" por aqui? ;)

    ResponderExcluir
  7. Olá Irmãos e Sobrinho queridos!

    BEMMMMM VINDOSSSSSSS Ao Brasilllll!!!

    Aproveitem o que a Bela Vida lhes proporciona, tranquilidade para as adaptações necessárias, companheirismo, parceria, em fim sejam voçês e sintam o que ha de melhor no Rio de Janeiro.
    COM CERTEZA, assim que der estaremos visitando voçês e, quem sabe o Tio BETÃOOOOO.
    Bjus, abraços e muitaaaaaa Sorte no Rio de Janeiro.


    Renato, Eliane e família

    ResponderExcluir
  8. \0/\0/\0/\0/ "Pode deixar q vamos "descobrir" tudo de bom q oferece a Cidade Maravilhosa. Assim, qdo vier nos visitar, te levaremos em todos os lugares legais possìveis ;)" Obá!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixa um recadinho pra gente aqui, vai!

o Batizado da Luísa.

     No ano passado, quando fomos pra Lisboa passar a Páscoa (e meu aniversário) com a Carol (dinda do Nick Jr.) e o Renan (senhor seu marid...