Acabou-se o que era doce.

Voltando do Sul, nos reencontramos com a rotina de ainda sem teto, nos processos finais de aluguel de apartamento.

Rolou um estressezinho no momento de assinar o aluguel. Antes de confirmar a compra da passagem pro Sul, liguei pro marido pra me certificar se teria ou não que assinar o contrato junto com ele. Ele ligou pro pessoal da imobiliária e disseram que não. Ok. Comprei a passagem, arrumei as malas voando e saí pro aeroporto com o tempo marcado no relógio. Quando estava chegando no Galeão, marido liga pra dizer que SIM, eu tinha que assinar também o contrato.

- "Tá de brincadeira, né?"

Não. Não era brincadeira. Como diz aquele velho ditado: "não reclama que as coisas podem sempre piorar ...", rolou outros estressezinhos, mas no final, assinei o contrato no Sul, reconheci firma no cartório, mandei por Sedex e, pronto. Chegou tudo a tempo. Ufa!

Logo que retornei, já estava me esperando aqui no apartamento temporário, algumas novas folhas pra dar autógrafo: a vistoria do apartamento. Fiquei meio com o pé atrás, disse pro marido que só assinaria depois que fizesse a nossa vistoria. O marido já tinha assinado, delicadamente disse pra deixar de ser chata, comentou que isto não seria possível: primeiro assinava a vistoria deles e, depois, teríamos um prazo de 15 dias para fazer a nossa vistoria. Logo, eles assinariam e anexariam junto as duas vistorias. Ok.  Assinei e marquei com o rapaz de uma empresa que está nos auxiliando em parte do processo de  relocação (com a função burocrática) de na sexta (passada) fazer a nossa vistoria.

Pra resumir: furiosa. Não pelos problemas que existem no apartamento, porque dessa missa já sabíamos a metade: o apartamento é antigo, meio descuidado, mas nada que com o tempo a gente possa arrumar ao nosso gosto. O que me incomoda e me deixa furiosa é a esperteza, descaso ou lá-sei-eu-o-quê-dizer.

Dou dois pequenos exemplos:

- na vistoria da imobiliária, descrevem as persianas do apartamento como de PVC.

- na verdade,  são persianas velhas e em péssimas condições DE MADEIRA, pesadas pra burro.

Confundir PVC com madeira ... vamos combinar.

- na vistoria da imobiliária, colocam que a descarga do sanitário de empregada está em perfeito funcionamento.

- na verdade,  encontramos uma cachoeira escorrendo pela parede ao acionarmos a descarga.

Nem PVC e nem perfeito funcionamento ... nem aqui e muito menos na China.

Bom, no final teve tanta coisa pra adicionar na vistoria, que vamos ter que fazer um novo relatório e com fotos pra enviar pro pessoal da imobiliária.

Fora pintura de janelas que a gente vai ter que fazer por nossa conta, espaço pro ar repleto de cupins (ou seja, teremos que fazer uma dedetização sim ou sim), um armário que ocupa todo o quarto de empregada que também tem cupim (só estou esperando o ok da dona do apartamento pra botar ele abaixo - e caso ela não queira, ela que se responsabilize pela cupinzada nos meus móveis) e por aí vai ...

Recomendo: jamais, jamais, jamais alugue um apartamento sem vê-lo umas 2 ou 3 vezes (durante o dia e durante a noite). Faça papel de chato, metódico, asqueroso, mas olhe todos os detalhes, inclusive aqueles pequeníssimos. A pressa é a inimiga da perfeição.

Ontem voltamos no apartamento, dessa vez com o marido, pra ele ver ao vivo e à cores todas as minhas reclamações: ele achava, no fundo, no fundo, que  era coisa da minha cabeça. Mas, como ele tem um espírito bem mais prático e conformista que o meu, pra ele tudo pode ser resolvido. Na verdade também acho isso, só não quero é resolver os problemões por minha $conta$. Ora bolas!

Passeando pelo bairro, acabamos comprando todos os eletrodomésticos que precisávamos. Pra variar, mais um estressezinho pra confirmação do pedido, mas amanhã acho que vai estar tudo ok.

Pequeno adorou a idéia de "ajudar" a comprar as coisas. Mas entrou na loja e só quis saber de comprar a TV. Quando chegou na parte da geladeira, máquina de lavar roupas, fogão, ele se estressou e queria ir embora. Homens ... práticos desde pequeninos.

Hoje foi dia de se desestressar. O bom daqui é isso: a gente se estressa, irrita, fica deprimido,  vai pra praia e, pronto. Energia renovada pra começar bem a semana.

Um comentário:

  1. imaginei pelo teu sumiço que vc tava no Sur!
    mamma mia, ler teu relato me dà afliçào - mas no final dou um suspiro e te mando um monte de energia positiva. tudo isso logo logo serà passado. um beijinho. Val

    ResponderExcluir

Deixa um recadinho pra gente aqui, vai!

o Batizado da Luísa.

     No ano passado, quando fomos pra Lisboa passar a Páscoa (e meu aniversário) com a Carol (dinda do Nick Jr.) e o Renan (senhor seu marid...