Doce ou Travessura?

Já tinha pensado em fazer um post hoje falando sobre o Dia das Bruxas. E a vontade só aumentou ao entrar hoje no Facebook: o povo "revoltado" que não tínhamos que comemorar Halloween coisa nenhuma, mas sim o dia do Saci Pererê.
 
Reconheço: fui pro Google pesquisar se era mesmo hoje o dia do Saci (a gente lê cada coisa por aí, não dá pra acreditar em tudo). Lá, encontrei a informação de que SIM  se comemora hoje. Um projeto de lei federal que existe desde 2003, com o intuito de valorizar o folclore nacional.
 
Lamento informar aos corações sensíveis: mas eu não vejo nenhum problema em se comemorar o Halloween.
 
Ontem a noite meu Pequeno participou de uma festinha muito legal de Halloween. A decoração estava muito legal, os pequenos caracterizados. Eles adoraram, correram, riram, brincaram e meu Pequeno voltou pra casa "transformado em vampiro" e feliz da vida. Nem por isso voltou pra casa cantando o hino nacional dos EUA e muito menos fazendo campanha pro Obama. Gente! Vamos combinar, né? Tudo dentro dos seus limites.
 
"Porque é americanizado demais". "Porque não faz parte da nossa cultura". Globalização, essa palavrinha que já anda meio em decadência. Comemorar Halloween não pode, mas acabar com as digitais dedilhando o Ipad não tem problema. Sei que estou exagerando e colocando exemplos opostos mas, sinceramente, não sinto meu orgulho patriótico ferido por lembrar que hoje é o Dia das Bruxas ... e por ter ido pesquisar no Google se hoje era mesmo o dia do Saci.
 
E tenho que reconhecer uma coisa: vi o Halloween ser muito mais comemorado pela Europa do que aqui. Ainda que a cultura americana esteja muito mais próxima de nós.
 
Outro assunto é o fato de que  os pais - agora falo como mãe de um pequenininho - não se preocupem em mostrar, contar, ensinar e apresentar a cultura própria. Não concordo de que isso seja parte responsável somente de um professor ou de uma escola. Também é. Mas cabe a nós incentivarmos, em primeiro lugar a leitura, em segundo lugar a cultura e folclore locais.
 
Quer um exemplo? Como comentei, Pequeno ontem participou de uma festa de Halloween com alguns companheiros de escola. Incorporou um vampiro-sem-dente-bonzinho e voltou pra casa feliz da vida (e mostrando pra todo mundo na rua a capa de vampiro):
 
 
E agora a pouco estava pulando pela casa em uma perna só, de calção, lenço na cabeça, lápis na boca, dizendo-se o Saci Pererê em pessoa:
 
 
 

Já até imagino como seria o Saci batendo nas portas das pessoas e dizendo:
 
- "Doce ou travessura?" ... sapeca que ele só, bem que combina.

2 comentários:

  1. Achei sò que poderiam ter colocado o saci em um dia diferente das bruxas, nè! Tambèm vi um monte de gente reclamando disso como se sò houvesse bruxas americanas! Ta aì eu p| comprovar que bruxinhas (ou melhor: Magas) brasileiras existem sim hahaha! Guria o que è aquela foto do Nicola de Saci que fofooooooooooooooo é de morrer de orgulho do filho folclorista :D Beijos

    ResponderExcluir
  2. pois é, Joice! Escutei muitos comentàrios dizendo que estamos "americanizados" demais (por isso comentei q vi muito mais comemoraçao de Halloween por aì do que por aqui). E concordo com vc, seria mais inteligente escolher um dia somente pro Saci ... se o negòcio era valorizar, conscientizar, entrando de cara com uma competiçao,nao foi legal. Mas, como diria o velho sàbio: "cadum, cadum!".

    ResponderExcluir

Deixa um recadinho pra gente aqui, vai!

o Batizado da Luísa.

     No ano passado, quando fomos pra Lisboa passar a Páscoa (e meu aniversário) com a Carol (dinda do Nick Jr.) e o Renan (senhor seu marid...