O Trilinguismo.

Pequeno nasceu na Espanha, mas no papel é um  menino ítalo-brasileiro. Um dos itens do Acordo de Schengen diz (resumindo da minha maneira) que filhos de cidadãos europeus nascidos em qualquer outro país da Europa (e que faça parte deste Acordo), recebe automaticamente a cidadania paterna. Nem nos deram a opção: Pequeno foi registrado como italianinho e pronto, pra felicidade do Papai.

Com uma mãe brasileira, um pai italiano mas vivendo na Espanha, Pequeno passou a conviver com 3 idiomas. Eu sempre falei em português com ele (desde quando estava dentro da minha barriga). Papai sempre falou em italiano. Por nenhum motivo em especial, simplesmente era algo natural, saía assim e pronto. Eu e marido sempre nos comunicamos em espanhol. Foi o idioma em que nos conhecemos, nos paqueramos e nos apaixonamos. E, uma vez acostumados, era bem difícil mudar. Até tentamos quando nos mudamos pra Itália, mas mesmo lá, seguíamos falando Te Quiero. Mudamos para nosso terceiro país. E aqui no Brasil segue a mesma coisa:

- Papai fala em italiano com o filhinho;
- Mamãe fala em português com o filhinho;
- Papai e Mamãe falam em espanhol.

Por termos ido embora da Espanha e apesar de ser um idioma presente diariamente em nossas vidas, jamais exigimos do Pequeno que falasse em espanhol. Não queria fazer salada de frutas na cabeça da criatura.

Acontece que com o tempo, descobrimos que Pequeno não somente entende bem o espanhol, como agora, aos 5 anos de idade, começa a hablar mucho.

De vez em quando ele começa a dizer pra mim:

- "Sabe como é carro em italiano? É macchina. Em espanhol é coche. Sabia?"

- "Me llamo Nicola.", ele diz sorrindo.

Ontem a noite, estávamos os 3 no meu quarto. Papai no computador, eu estava lendo deitada na cama e Pequeno fazendo folia. Em determinado momento, nem lembro direito o que, mas marido falou algo. Pequeno, que estava em pé na cama, botou o dedo na boca e fez sinal de "psiu!" e logo soltou para o Papai:

- "Deja mi mamá leer!!!!", num espanholzinho bonitinho e bem pronunciado.

Parei de ler e dei um abração enorme nele ... coisa mais linda da sua mãe!!!!

É tão bom quando as coisas fluem naturalmente ...

2 comentários:

  1. Meu amigão é uma figura!
    E prepara, pois em pouco tempo vais te deparar com o Inglês. E viva a globalização!
    Bjs. Fiquem com Deus.
    Tio Beto_53

    ResponderExcluir
  2. Já se deparou, tio Beto! Dia desses, chegou todo contente, dizendo o que tinha aprendido na escola:

    -"Jump! Jump! Jump!" ... e saiu pulando pela casa :)

    Un bacio! Te quiero mucho, irmão! Bye! ;)

    ResponderExcluir

Deixa um recadinho pra gente aqui, vai!

o Batizado da Luísa.

     No ano passado, quando fomos pra Lisboa passar a Páscoa (e meu aniversário) com a Carol (dinda do Nick Jr.) e o Renan (senhor seu marid...