A Mulher da Minha Vida!

Surgi na vida dela por acaso. Talvez por isso ela tenha se preocupado tanto: naquela cabecinha cheia de preocupaçoes, sua maior dùvida era com respeito “ao que os outros iriam dizer … uma mulher velha, com todos os 4 filhos criados …”. Acreditem se quiser, ela achava que os demais pensariam que eu fosse filha da minha irma. Coisa que até poderia ter acontecido (minha irma tinha 17 anos). Também existiu o fato de ser uma gravidez de risco. Hà 32 anos atràs ser mae aos 40 nao era tao normal quanto hoje.

Nao foi fàcil ser filha de “pais meio velhos” … a energia jà nao era a mesma, mas tenho que reconhecer que ela foi muito mais paciente comigo que com meus irmaos. Me consentiu muita coisa, passou a mao por cima das minhas manhas, das minhas artes.

Lembro do dia em que estava esperando na fila pra tomar a vacina, antes de iniciar a escola. Fui brincar com uma menina que me perguntou: “aquela velha è tua mae?”. Voltei chorosa e contei o ocorrido pra ela … e voltei logo correndo pra dar o recado que ela tinha me dito: “diga que velhos sao os trapos”. Fui. Disse. E fiquei orgulhosa dela que em nenhum momento se sentiu ofendida.

Lembro do dia em que, jà maiorzinha (eu deveria ter uns 12/13 anos), ela me chamou para ir passear no centro. Suspeitei de algo, pois isso era um grande acontecimento … dificilmente iamos passear no centro. Naquele dia tivemos uma conversa séria (sabia que algo estava passando). Mas, independente dos problemas, foi um dia inesquecìvel: passeamos, rimos, conversamos, comemos aquele 'delicioso' cachorro-quente das Lojas Americanas (que hoje nem fazem mais). Me senti especial e descobri muitas coisas nela que até entao, com aqueles meus olhos de pré-adolescente, ainda nao tinha conseguido enxergar.

Depois veio a adolescencia … também nao foi fàcil ser filha adolescente de “pais velhos” … ainda mais que nao tive meus irmaos compartilhando comigo deste momento (eles jà eram adultos e tinham suas vidas, suas famìlias e seus compromissos). Foi uma fase difìcil … eu estava abrindo minha mente pro mundo, e ela com a mente cada vez mais fechada. Discutiamos. Eu ficava braba. Ela também. Mas logo tudo passava.

Lembro de andar de maos dadas com ela na rua. Ou de pegar a mao dela pra atravessar a rua. Lembro de pegar suas roupas emprestadas. E de ficar feliz quando ela pegava as minhas. Lembro das broncas pelo quarto bagunçado. Das vezes em que saia com os amigos e ela ficava braba … e ficava me esperando acordada. E se chegasse tarde, levava bronca.

Lembro de quando vim embora … e ao contrario do que imaginava, ela me deu o maior apoio. Mas depois chorou rios e rios no aeroporto. Eu também chorei (e choro até hoje, a cada nova despedida). Lembro da brabeza quando contei que estava namorando o Nicola. E do medo que tive de contar a ela  que tinhamos decidido nos casar. E, novamente, ela me surpreendeu, dizendo que se eu estava feliz ela também estaria feliz.

Lembro dela na maternidade enquanto esperàvamos a hora do meu Pequeno nascer, tentando me transmitir tranquilidade … mas certamente ela estava mais nervosa do que eu. Lembro de quando cheguei no quarto e là estava ela com meu Pequeno nos braços, com làgrimas nos olhos, me transmitindo felicidade, paz. Vi nela olhos orgulhosos de mae e a grande felicidade por mais um neto (o décimo!).

Pra mim è muito difìcil voltar e ver nela uma ruguinha a mais, um problema a mais, um cabelo branco a mais … dòi nao estar compartilhando  o seu  dia-a-dia, perder muitas coisas que passam, nao poder mais ser um apoio sempre presente para quando ela necessite.

Sendo mae a compreendi melhor e aprendi a aceitar e conviver com certas coisas (hoje eu também brigo com meu Pequeno por causa da bagunça no quarto). E também descobri que nosso amor, que jà era grande, virou gigante … na verdade, descobri que ele è pra sempre.

E, se pudesse escolher de novo, sem duvida alguma, a escolheria pra ser minha novamente.

Feliz 70 anos, mae! Te amo!







7 comentários:

  1. Aiiiii, amiga
    Se eu chorei ao ver o Pequeno cantando, a música de fundo, as fotos, socorro! A tua mãe vai vêr e rever várias vezes, por que a 1ª não dá - é só choro. Eu tive que rever depois de muito soluçar.
    Também, quero que o Pequeno cante uma música pra mim. Depois, vou te enviar a gravação com a música do ensaio de hoje a tarde no coral e as fotos comigo tocando teclado em minha 1ª apresentação (Meu coração não sei por que....) Beijão.

    ResponderExcluir
  2. TATIIIIIIII!! QUE EMOÇÃO!!!
    QUE COISA LINDA!!!
    SUA MÃE VAI AMAR E VAI CHORAR MAIS RIOS DE LÁGRIMAS... LÁGRIMAS DE FELICIDADES, PELODEVER CUMPRIDO, PELA FAMÍLIA LINDA QUE CONSTRUIU.
    MUITO LINDO TATI!! OBRIGADA POR COMPARTILHAR COMIGO ESTE CARINHO A SUA AMADA MÃE QUE EU TB ADMIRO E GOSTO MUITO. PARABÉNS E VIDA LONGA A TUTI!!! BACIONES BELLA AMICA!

    ResponderExcluir
  3. Tati que lindo!!! Adoro o seu blog, sempre!!! Essa coisa de ser mae, nao so do Nicolinha, mas de ter uma coisa de amor incondicional que da para sentir pela internet!!
    Pessoas especiais, atemporais :-)
    Nos vemos pelo mundo Kin!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, Jana! Pode deixar que qualquer dia desses gravo o Pequeno cantando uma mùsica pra ti :)
    Aguardamos o video e fotos da tua apresentaçao, amiga!
    Bjos e obrigada pelo carinho de sempre!

    Rose, querida!
    Obrigada pelo teu carinho. E pra mim é um prazer poder compartilha-lo contigo tb, jà que mesmo nao nos conhecendo pessoalmente, criamos uma amizade virtual muito legal.
    Bjao enorme, bella amica!

    Kin!
    Tb te gosto muito ... e amo seguir compartilhando um pouco da tua vida tb ... e fico feliz em saber q vc tb nos acompanha. Vivemos bons momentos em Madrid juntas. Certamente ainda nos reencontraremos por essa mundao a fora.
    Bjao, Mari!

    ResponderExcluir
  5. Filha, adorei muito, me emocionei! Queria que vocês estivessem mais perto de mim, mas assim mesmo amo muito vocês e os quero muito. Todos vocês fazem parte da minha vida. Que Deus te ilumine para sempre, com o teu marido e o teu filho! São tantas emoções que nem consigo falar mais.
    Da mãe que ama muito vocês.
    Laura.

    ResponderExcluir
  6. Cara!!! Que lindo!!! Somos três chorando em frente ao computador, eu, a vó e o vô!!! =O) Linda homenagem!!! A minha vó merece, sabe pq??? Porque ela é BOAAAA!!! hauahuahauhauhauh....
    Xexelentaaaa!!! Pode deixar que to apertando, cheirando, beijando e abraçando muiiiiiiiito nossa véa!!!! Ela adorou mesmo a homenagem!!!
    Beijosssssss xexelenta da minha vidaaaa!!!!

    TINHAMULLLLL MUCHOOOO

    ResponderExcluir
  7. Nossa, como diz o Galvão Bueno, "Haja coração!"...Mito linda a mensagem, mito lndo o cantor, e acma de tdo homenagem mais que merecida...Como ja disse a ela várias e várias vezes ela não é uma simples vó, uma simples mãe ela é simplesmente uma Super, Híper, Mega AMIGA! Bjus a todos desta linda e amável família!E viva a Duti!!!

    Fernando Galimberti
    (O neto preferido dela, pois como diz o velho ditado: o primeiro a gente nunca esquece!!!)

    ResponderExcluir

Deixa um recadinho pra gente aqui, vai!

o Batizado da Luísa.

     No ano passado, quando fomos pra Lisboa passar a Páscoa (e meu aniversário) com a Carol (dinda do Nick Jr.) e o Renan (senhor seu marid...