Hoje eu encerro o ciclo de “homenagens para irmãos de aniver” no meu blog.
Sim. Porque teve post no dia do aniver do tio Beto, no aniver da tia Zanza e no aniver do tio Miguel . Ano passado não deu pra fazer um post pro tio Renato. Mas neste ano não poderia faltar.
Meus post’s pra família são sempre cheios de sentimento. Mas o quê posso fazer se é exatamente isso que me une aos meus irmãos? O sentimento. Ou melhor, os sentimentos: amor, carinho, respeito, amizade, orgulho …
Hoje é aniver do meu “irmão do meio”. O terceiro de uma lista de cinco filhos da dona Duti e do seu Valdemir.
Quando eu nasci, ele já era um quase adulto. Estava naquela fase de final de adolescência, aonde o bicho começa a pegar realmente: momento de decidir “o quê fazer quando crescer?”.
Ele tinha os cabelos encaracolados mais lindos desse mundo mundial, era um charme (acho que foi isso que fisgou a tia Eliane!). Sorriso maroto e cara de sapeca.
olha o tio Renato ali no meio! |
Na minha casa (por quê mesmo depois de ir embora, casar, ter filhos, ter a casa da gente, persiste essa mania de dizer que a casa dos pais “ainda" é a nossa casa?) tem de tudo um pouco: malucos (todos), tranquilos e pacientes (pouquíssimos), explosivos (alguns), tolerantes (quem?), chorões (todos de novo?).
Tio Renato é ação. Um ditado que combina com ele: “pra quê deixar pra amanhã se pode ser feito hoje?”. Ele é totalmente executor de idéias. Um exemplo? Na nossa última ida ao Brasil, comentei que tinha vontade de ir a Floripa com o Papai. Em dois dias o passeio para Floripa estava organizado, reservado e com aforo total. O que era uma conversa antes do almoço virou num passeio em caravana com 7 carros completos e repletos de familiares.
Mas isso não significa que ele seja prático demais. Não. Ele é o raciocínio em pessoa. Aquele que na hora crítica puxa o freio. Com ele não tem meio termo: é ou não é. Tá certo ou não tá. Fez ou não fez. Quer ou não quer.
Na minha primeira crise existencial, com direito a dor-de-cotovelo, quem entrou no meu quarto escuro, cheio de baixo astral e lágrimas, foi ele. Lembro como se fosse hoje da nossa conversa, do meu choro, dos conselhos, da injeção de ânimo.
Tio Renato também é o brincalhão da casa. [veja bem, disse brincalhão, nao palhação!]
Ele chega “tocando o terror”. Nos dias de inspiração, ninguém fica quieto do lado dele. Por sorte, quando ele nasceu, não tinha “dessas frescuras” de hoje, mas naquele tempo ele seria chamado do que hoje é uma “criança hiperativa”. A criança cresceu, mas o hiperativismo continua ...
Quem ensinou o famoso “beijo eca” que meu Pequeno conserva até hoje, foi ele. E medo me dá do que Pequeno irá aprender com a próxima viagem ao Brasil.
Meu irmão … eu poderia escrever linhas e linhas, post’s e post’s aqui no blog para ti. Mas, no final, todas as palavras representariam a mesma coisa:
• Amor: incondicional, que aguenta distâncias, problemas. Resiste à tudo, porque ele vem de dna mesmo.
• Carinho: não existiriam palavras suficientes para que eu pudesse transmitir à ti o quanto te quero bem.
• Orgulho: meus irmãos são meus exemplos de vida.
• Amizade: vocês são e serão sempre meus melhores amigos.
• Felicidade: sigo dizendo que se pudesse escolher, voltaria a escolhe-los novamente, todos e cada um de vocês. Sou feliz demais com a família que tenho. Tanto nas alegrias quanto nas não-alegrias. Aliás, são exatamente nos momentos difíceis em que vejo e sinto o quão sortuda sou por ter vocês ao meu lado.
• Gratidão: por tudo o que representas, tu e tua família, pra mim.
Um maravilhoso aniver, tio Renato! Que teu dia seja repleto de alegria, bons acontecimentos, muitos abraços, sorrisos, momentos de felicidade junto à todos que te querem bem.
Minha tacinha de vinhozinho deixa pro final do ano ;)
Parabéns, meu irmão! Um abraço gigante … muito maior do que este oceano que nos separa.
Te Amo!
hehehe, parabéns tio Enato...
ResponderExcluirOlá queridos!
ResponderExcluirAgradeço a todas as belas palavras e o meu maior presente e ter voçês em minha vida.
Já chorei, sim, porque agora sou um chorão, 48 anos anos, estou quase ganhando a carteirinha para andar de graça nos ônibus.
Bjs, Obrigado, amo voçês e espero ansioso e paciente o final do ano.
Obrigado meu pequeno desenhista e cantor...
Renato(Aniversariante do dia- o irmao do meio, o mais bonito)
Parabéns ao tio Renato!!!
ResponderExcluirE quanto ao cantor e desenhista...sem palavras. Muito lindo, simpático, inteligente....
Abraço.
Binho,
ResponderExcluirdeu beijo eca no tio? :P
Bjao, lindinho da tia! Adoramos qdo tu passa por aqui e deixa um "oi" pra gente :)
Bjokas!
:::::::::::::::::::::
Tio Renato,
nao te liguei pq a mae disse q tu estavas viajando. Espero que tenhas curtido muitìssimo o teu dia ao lado da tua famìlia.
O videozinho foi a nossa maneira de te dar um "abraço" virtual e estarmos presentes neste dia especial, mesmo distantes fisicamente.
Acho q nao somos somente nòs (eu e tu) q esperamos ansiosos o nosso reencontro ... afinal, alguma explicaçao tem q ter pro Pequeno desenhar ele "pertinho de ti, te ajudando, na tua casa" :)
Bjao enorme, Mano!!!!
::::::::::::::::::
Amiga Jana,
vai separando papel e làpis por aì q qdo formos no final do ano ele vai fazer muitos desenhos pra ti (e contigo) :)
Bjos, amiga!
Amiga,
ResponderExcluirpode deixar que já vou começar a separar papéis e lápis para o final do ano...quero guardá-los, também. Os de meu afilhado tenho guardado... Será uma honra guardar muitos desenhos do Pequeno...
Beijos...
Ixiii, não dei beijo eca ainda, mas terça encontrarei ele e farei isso pelo Nicolinha... sempre que puder estarei passando por aqui sim, pois assim mato a saudade de vcs...
ResponderExcluirbjãooooo