O Primeiro Problema.

Ontem a tarde fomos ver um apartamento, no Flamengo novamente. Prédio normalzinho, de esquina. Nos atendeu um corretor que já estava acompanhado por outras duas pessoas que estavam vendo o apartamento também. Era pequeno como os outros (por que os quartos aqui tem que ser minúsculos?), mas era bem organizado e bem distribuído. A cozinha, apesar de pequena, era aconchegante e os eletrodomésticos não ocupariam 90% do espaço. Recém reformado, pintadinho, sinteco novo. O único porém é que não tinha garagem, mas gostamos bastante.

Conversando com o corretor, ele nos recomendou ligar ou passar pessoalmente no escritório (que estava ali perto), pra conversar com a pessoa responsável pela locação. Nos perdemos um pouco no meio do caminho, paramos numa imobiliária que vimos por ali pra pegar mais informações e logo chegamos no escritório.

Aqui, cada empresa corretora, administradora ou imobiliária tem a sua respectiva burocracia. Mas, em geral, até agora o que nos pediram foi:

- ter 1 fiador com dois imóveis no município do RJ; ou 2 fiadores com um imóvel no município do RJ.
(Coisa que não rola, porque não conhecemos ninguém)

Ainda fiz cara de implorando pra mulher, dizendo que se pode ser fiador de fora tenho vários, mas aqui no Rio não, porque blá blá blá blá (conto todaaaaa a minha vida).  No que ela responde: "não, tem que ser do município." Mas tem uma segunda opção:

- o tal do seguro fiança. Que funciona mais ou menos assim (sempre tendo em conta de que, como falei antes, cada empresa tem a sua burocracia e suas condições): você paga 3 vezes o valor do aluguel. Isso tem validade por um ano (ou seja, a cada ano tem que pagar o valor reajustado). Só tem um pequeno detalhe: é dinheiro perdido. Nunca mais você vê a cor do dinheiro.

Tendo em conta o valor absurdo dos aluguéis, seria basicamente como botar fora todo o ano quase R$10.000,00.

Simples assim.

Daí meu marido já fica irritado e começa aquele discursinho chato que eu tanto odeio: "mais tem alguma coisa errada ... isso não pode ser assim ...".

Affff! Não que ele não tenha razão. Tem MUITA coisa errada mesmo. Mas não vai ser ele com aquela conversa que vai mudar a situação. E eu de-lhe dar chutes por debaixo da mesa nele ...

Bom, isso sem contar os 3 ou 2 meses de aluguel adiantado e todo o resto que já sabemos.

Me nego a perder dinheiro. Por mais que a gente tenha gostado do apartamento e por mais que estejamos numa situação complicadinha, onde não podemos ficar escolhendo muito e por muito tempo.

Mas o povo só pode estar brincando ...

8 comentários:

  1. Oi Tati, voltei!
    é complicado mesmo alugar casa aqui no Rio...mas vcs já viram por outros bairros? Tipo Tijuca, Centro, que não é tão longe da Zona Sul e deve ser bem mais em conta!
    Boa sorte pra vcs! beijos!

    ResponderExcluir
  2. amiga, eu consigo no olho da minha imaginaçao ver o estresse de voces procurando casa - eu passei por isso aqui, quando a gente procurava pra comprar, e sinceramente, queria nunca mais ter que passar... bjs (ihhhhhh esqueci de escribir en espanol... .)))))

    ResponderExcluir
  3. Poxa Tati, que coisa chata!!! Espero que voces possam resolver da melhor maneira possivel. Beijos querida

    ResponderExcluir
  4. Olá Queridos irmãos e sobrinho!Tenham paciência e persistência! Se ficar muitoooooo difícil, quem sabe começem a pensar em comprar um imóvel?
    Coloquem no papel e confiram se é ou não vável?

    Bjus a todos e que aboa sorte continue a lhes acompanhar...

    Renato (O mais bonito, o irmão do meio)

    ResponderExcluir
  5. Tati, vc nao pensa em morar em Niteroi? Acho que por lá deve ser mais barato. Tem muita gente que vive em Niteroi e trabalha no Rio. Boa sorte pra voces. Beijos.
    Diana

    ResponderExcluir
  6. Oi, Priscila!
    Estamos cogitando todas as possibilidades :) Nesses dias estivemos por Tijuca, pra conhecer um pouco o bairro. No centro nao vimos nada, tenho a impressao de q nao é muito viàvel morar por là (sobretudo com a funçao tumultuosa durante a semana) - mas é a impressao de quem nao conhece a realidade por là.
    Bjos!

    ::::::::::::::::::::::

    Val, guapa! ;)
    Tem gente que até gosta dessa coisa de mudar, mas eu detesto. Mas, uma vez que tenhamos encontrado algo, com a vida organizada e com uma certa rotina, acho que até vou esquecer desse inìcio bagunçado :)
    Besitos, y a la proxima, en espanol (nao sei como fazer a "enhe" neste pc) :P

    ::::::::::::::::

    Taty, bella!
    Com um pouco de paciencia tudo se resolve. E logo terei novas aventuras da rotina carioca pra contar aqui :)
    Bjos!

    :::::::::::::::::::

    Tio "Enato"!
    Pois é ... é justamente este meu principal problema: ter paciencia :)
    Até julho encontraremos casa para hospeda-los ;)
    Bjos! Amo vcs!

    ::::::::::::::::::

    Diana,
    pois acho q neste finde iremos a Niteròi. Nao descartamos nenhuma possibilidade. Jà estamos pesquisando sobre as barcas (o serviço é um pouco complicado e caro), mas é uma das nossas opçoes.
    Vi alguns aptos por internet, sao muito mais em conta, mais bonitos e maiores (sem contar q tb tem praia ... eeeeee).
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. É verdade, o Centro é tumulto a toda hora! Já a Tijuca é um bairro que eu gosto muito, tem tudo por perto, é tranquilo...um lugar que eu moraria! Mas vão ver, daqui a pouco aparece uma casinha boa pra vcs! beijo! :)

    ResponderExcluir
  8. Que estresses amigos... Com calma, muita paciência, calos nos pés... vocês encontraram um apartamento, logo, logo...
    Abraço.

    ResponderExcluir

Deixa um recadinho pra gente aqui, vai!

o Batizado da Luísa.

     No ano passado, quando fomos pra Lisboa passar a Páscoa (e meu aniversário) com a Carol (dinda do Nick Jr.) e o Renan (senhor seu marid...