Os "moços".

Pensa num dia estressante. Tinha tudo pra ser perfeito. No final, acabou sendo. Mas com picos de altos momentos tensos.

As 7:30h da manhã já estávamos os três (eu e meus Nicola's) no nosso futuro apartamento. Botafogo já é nosso point. Cheguei um pouquinho mais cedo, já que a partir das 8h tinha que estar de plantão. Na ordem do dia: chaveiro (pra trocar o segredo da fechadura) e o pessoal da empresa de gás (pra fazer algumas reforminhas necessárias e exigidas pra instalação do gás).

O primeiro a chegar foi o chaveiro. Passava das 10:30h. Também foi o  primeiro pepino: o moço não queria trocar o segredo da porta de serviço porque não tinha a chave.

- "Moço, veja bem! Não é que eu não trouxe a chave. Acontece que ela não existe mesmo. A imobiliária não tem a chave desta porta e a dona do apartamento também não a tem."

- "Pois é, mas se não tem chave, não posso trocar o segredo".

Pensei cá com meus botões: "qual o problema?". E segui pensando alto:

- "Moço, mas vem cá. Mesmo se tivesse a chave, você não vai colocar uma chave diferente?"

- "Sim".

- "Vai trocar o miolo e, por conseguinte, a fechadura terá uma chave nova. Certo?"

- "Sim".

- "E por que raios o senhor precisa dessa chave?"

- "Porque eu preciso abrir a porta e sem a chave não posso fazer isso".

Ah, tá! Um chaveiro que não consegue abrir uma porta porque não está com a chave. Aham! Quase que me convenceu ... se não fosse um "pequeníssimo" detalhe que foi relatado há alguns post's atrás:

- "Moço, o senhor consegue abrir sim. Sabe por quê? Num dia destes, aconteceu que ... blá blá blá blá. Se eu e meu marido que não somos expert's no assunto, com uma simples chave de fenda conseguimos abrir esta porta, o senhor não pode me dizer que não vai trocar o segredo porque não consegue abrir a porta, nê?"

Ele me olhou com cara de "pelamordedeus, tenho que dar um jeito nesta porta, senão vou ter que aguentar essa mulher a manhã inteira". Sorri com cara de criança que tinha feito arte. O moço pediu uma meia hora, que teria que descer pra buscar algumas coisas.

Em meia hora ele voltou. Com os segredos das duas portas ... e a chave pras duas portas. Vez que outra ele dava umas porradas na porta (acho que pra descarregar a raiva que estava de mim), mas logo lá estava eu, com as duas chaves, tão bonitinhas. E feliz da vida porque, agora sim, a porta da área de serviço tinha serventia.

Só faltava o moço do gás. Ahhh, o moço do gás ...

Lá pelas onze e um pouquinho, me ligou a moça da empresa de gás, pra "avisar" que o moço estava num cliente, tinha mais outro cliente e, logo, iria lá pro apartamento. Salientei que quando solicitei o serviço, pedi - quase implorei - que eles fossem realizados na parte da manhã cedo: "... sabe como é, moça, o apartamento tá vazio, tenho um filho pequeno, não dá pra deixar a criatura trancada num apartamento sem nada pra fazer durante muito tempo. Não é bom pra ele e muito menos pra mim!". Rolou aquele papo cordial de "entendo, senhora, me desculpe, mas não tem nada o que fazer ... além de esperar".

Passava das 13h quando os 'benditos' apareceram pelo apartamento. "Os" benditos, porque eram dois, um brigando com o outro. Ironizei que haviam chegado "cedo". A desculpa esfarrapada foi a mesma. Ficou aquele clima tenso. E os dois batendo boca: um queria almoçar antes de iniciar o serviço e o outro queria almoçar depois.

- "Olha, vamos fazer assim ... vamos almoçar todo mundo. O senhor tá com fome, meu filho tá com fome ... já que perdi toda a manhã (não perdi a oportunidade de dar mais uma espetadinha!), vamos comer que tudo se resolve."

Deixei os dois batendo boca no apartamento e desci com o Pequeno pra encontrar algum lugar pra almoçar.

Nesse meio tempo, cruzo com o pessoal da companhia de gás (os que supostamente teriam que instalar o gás). Eles estavam subindo pra me "avisar" de que o gás não seria instalado hoje.

- "Como assim?"

- "É que o pessoal acabou de chegar, o serviço vai demorar a ser feito, a senhora é minha única cliente do dia e não posso ficar aqui esperando".

Juro, juro, juro que pensei em responder: "óbvio que sou a única cliente desta porcaria de empresa ... quem mais vai solicitar o serviço de vocês, com tudo tumultuado deste jeito?"

Me limitei a dizer ao moço que não tinha culpa dos colegas dele terem se enrolado por aí. A culpa não era minha, sentia muito por ele ter somente euzinha de cliente naquele dia ... mas que queria o gás instalado.

- "Não, não vai dar."

- "Sim, vai dar".

- "Não, não pode ser."

- "Moço, na sexta pela manhã, cedinho, vem o rapaz da Electrolux trocar o sistema de gás do meu fogão e fazer a instalação do mesmo. Eu preciso que o gás esteja instalado na sexta pela manhã cedo, senão perco minha visita do pessoal da autorizada e vou cobrar de vocês o valor da instalação."

O "moço" se limitou a sorrir e prometeu que seria a primeira cliente do dia, na sexta-feira.

Também me limitei a sorrir e disse que 'pro bem da saúde dele', que ele aparecesse aqui na sexta cedíssimo.

Algo me diz que isso ainda vai render muito pano pra várias mangas ...

Agora deixa eu relaxar, tomar um banho, porque nossa visita relâmpago Carolzinha, dinda do Pequeno, está quase chegando.

Um pepino de cada vez ... e os próximos só pretendo descascar na sexta pela manhã.

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

Por sorte tenho o Pequeno pra alegrar minha vida.

Estava varrendo o apartamento. Pequeno me observando. De repente chegou bem pertinho e soltou:

- "Mãe, mas tu é bem limpeira, né?"

......

Logo depois, sem nada pra fazer, entediada esperando as criaturas incompetentes, resolvi colocar o interfone (que até então estava no chão), dependurado num preguinho que já havia na parede.

Pequeno em volta, curioso que só ele, olha todo o processo e, no final, diz:

- "Mãe, muito bem! Tu é nota 50mil!

......

Enquanto abria a porta pro pessoal da empresa de gás:

-"Viva, mamãe! Us zomi chegaru!!!!!"

2 comentários:

  1. Tati, bella amica!!

    Estava lendo o seu post e "viajando" por seu apartamento rsrs Cheguei a ver alguns detalhes. Adoro a forma como você escreve, me sinto vendo um filme, acredita? Consigo "ver" tudinho rsrs

    Morrendo de pena da sua aventura, imaginando o que comentar quando me deparo com o :- "Mãe, mas tu é bem limpeira, né?" rsrf que coisinha mais lindaaaa!! parece que estou vendo a carinha dele!!! E o: "Mãe, muito bem! Tu é nota 50mil!" Gente este menino é fofo demais!!! Não há stress ou incomodação que possa durar com esta paixão, sempre falante!!

    Só posso dizer que vou ficar torcendo para que os "zomi" do gás cheguem cedinho (para o bem deles rsrs) e que tudo saia perfeito na visita relâmpago da sua amada carolzuda e não menos amada minha!! Divirtam-se! tirem muitas fotos!! Tenham muito que conjtar aqui!!

    Baciones bella amica!!! Tudo de bom para você e seus Nicolas!!!
    Que DEUS siga lhes abençoando!!!

    Rose Mazza

    ResponderExcluir
  2. Esse post é tão tipicamente brasileiro. Pq esses "mocos" são tão atrapalhados, não tem responsabilidade, sempre chegam atrasados e ainda implicam?!
    Vou te falar... Tu és paciente, pq eu já tinha soltado os cachorro, ligado pra empresa e mandado eles terem resolvido o servico em 30 min.

    Bom, boa sorte com o apartamento, espero que dê tudo certo!

    Bjo

    ResponderExcluir

Deixa um recadinho pra gente aqui, vai!

o Batizado da Luísa.

     No ano passado, quando fomos pra Lisboa passar a Páscoa (e meu aniversário) com a Carol (dinda do Nick Jr.) e o Renan (senhor seu marid...