E o que eu respondo?

Ontem a noite estava na cozinha, preparando algo para comermos.  De repente, escuto que me chamavam do quarto. O marido diz:

- "Pergunta pra mamãe o que tu acabou de me perguntar."

Conhecendo ambos (marido e Pequeno), penso: "Aí vem bomba!".

Pequeno, meio envergonhado, volta a perguntar:

- "Homem se enamora de homem?"

Surgem aqueles cinco segundos fatídicos, onde a gente tem que achar rapidamente uma resposta  ... e logo. Porque se demorar, a criatura não se convence. Respondo:

- "Pode filho. Quer um exemplo? O vovô (meu pai)  gosta do tio Beto (meu irmão) , do tio Renato (meu irmão) , do tio Miguel (meu irmão) . E também, outro exemplo, a mamãe ama a vovó. Tu gosta do Lilo (primo), etc, etc ..."

Como já era de se esperar, ele retruca:

- "Não, mãe ... mas assim, tu casou com o Papai, né?!"

Eu sabia muito bem o sentido do gostar ao que ele se referia. Tentei "enrolar" e acabei ficando com vergonha por fazer papel de ridícula.

[detalhe: Papai não dizia nem "mu" ... sacana!]

Segundo round:

- "Então. A mamãe se apaixonou pelo Papai, e o Papai pela mamãe. Um homem pode sim se apaixonar por outro homem. E uma mulher por outra mulher. Isso vai ser questão de opção, de escolha e, principalmente, o que o coraçãozinho definir."

Daí marido entrou com um discurso meio tendencioso (desculpa, marido ... mas é verdade!!!). Eu, como sempre, tentei poetisar a coisa:

- "Filho, o amor ele é imenso e existe amor de várias formas. Amor de mãe pra filho, amor de irmãos, de amigos ... e amor de sentimento entre mulher e homem, homem e mulher e, também, de homens e homens, mulheres e mulheres. Tudo é  questão de escolha e a gente tem que respeitar."

Perguntei se ele havia entendido, rezando e pedindo aos santos-protetores-das-mães-sem-jeito-pra-dar-respostas que a resposta fosse afirmativa.

- "Sim, entendi".

- "Ufa!", pensei.

Saí do quarto com um sentimento estranho, aquela sensação de "ele cresceu e eu nem vi" e pensando se havia dado uma resposta à altura da circunstância. Por um momento sorri sozinha, pensando numa resposta que meu pai daria a ele. Imagina um senhor quase oitentão, do tempo do epa (como costumo dizer), machista e cabeça dura respondendo a pergunta de uma criaturinha de quase 5 anos.

Perguntamos o motivo da pergunta, de onde ele havia tirado, etc. Ele respondeu que "viu no jornal". (???)

Agora uma coisa eu afirmo: a próxima pergunta-bomba quem vai responder vai ser o Papai. Ah, vai!

8 comentários:

  1. Bella, este pequeno está cada dia mais investigativo rsrsrs
    Obviamente, viu algo na tv que lhe chamou a atenção e não ficou convencido, até que papai e mamãe pudessem esclarecer. "Isto é mesmo certo"?
    Parabéns! Você foi ótima! Não poderia ter tido melhor resposta.
    Os bebês crescem, o mudo mundo de uma forma tão rápida, que nos vemos atropelados pelas indagações desta criançada, cada vez mais inteligente.
    É bem isso que você falou. Imaginaaaaa a resposta de nossos pais. O meu e o seu rsrsr O pai sempre me fala que NÃO suporta nem oluvir falar sobre ol assunto rsrsr e ainda completa: "Com tanta mulher linda no mundo...) ahahahahahah
    Prepare-se para mais perguntas-bombas!!! Nicolinha é muito observador, e pelo que vem demonstrando, não se satisfaz com a mera observação, quer saber tudinho, tim tim por tim tim rsrsr

    Pobre do papai!!! Para eles é mais difícil, eles não se sentem á vontade para debater sobre o tema rsrsr

    Baciones bella amica!!! Tudo de maravilhoso para você e seus Nicolas!!!

    Rose Mazza

    ResponderExcluir
  2. E verdade no principio eu foi tendencioso mas voce meu amor sabe depois foi muito claro, breve e bonito :) falando que homem pode gostar de homem mesmo mulher pode gostar de mulher e no nosso caso mamai gosta de homem e papai de mulher.
    Nicola

    ResponderExcluir
  3. E nem chegaram as perguntas piores. Mas vcs se saíram muito bem. Parabéns. Acho que eu na minha fase mais nova, não teria conseguido dar esta resposta aos meus bebes.heheheheehe
    Bjs
    Tia Zanza

    ResponderExcluir
  4. Hahaha tenho mais noticias pra tu Tati.....
    Se aveche ai que o interrogatorio só comecou kkkkk
    PEQUENO rapaz, tu ver jornal tb é?
    rapaz vai ver desenho vai, rsrs
    quem sabe as perguntas ficam mais amenas né mamae?
    bjs pros dois.

    ResponderExcluir
  5. vc faz favor de ser firme com esse rapaz ensinando pra ele que homem gosta de mulher e mulher gosta de homem - piru vai na pereca e pereca no piru! - atè pq a Sofia ainda tem que dar uns "amassos" nesse gatinho, que eu apoio! :))))

    ResponderExcluir
  6. e olha, num deixa ele ficar com agarramento com muleque na escola do brasil nao, pq brasil nao è italia. na italia os caras se beijam no rosto sem serem viados, mas no brasil... lasciamo perdere, dai! - se eu sou discriminadora?! imagina!!! meu melhor amigo era gay - é gay - mas deixou de ser meu melhor amigo - sò amigo - e um dia eu fiquei bem prestando atençao na conversinha dele dizendo que nunca tinha ficado com mulher nenhuma, que tinha nojo de mulher, que nao podia nem imaginar uma pereca na frente dele - daì eu perdi o respeito, nè! se pra ele ter nojo de pereca (que foi da onde saiu) podia falar aquilo, pq eu tinha que dizer que pra mim era OK ver h-h e m-m - se nào é! :)

    ResponderExcluir
  7. Rose,

    Pois é, bella ... meu Pequeno é super curioso, investigativo e nao é mole de saciar a curiosidade dele,nao. Por isso q fico logo tensa, pq sei que tenho q responder de uma maneira q ele compreenda bem.

    Medo eu tenho das pròximas perguntas ... rs

    Bjokas!

    :::::::::::::::::::

    Amore,

    Jà sabe q na pròxima, tu responde. Eu assito, na platéia :)
    Eh maravilhoso saber que ele aprende conosco ... e nòs tb re-aprendemos com ele.
    Baci!

    :::::::::::::::::::::::

    Mana,

    pois nao pensa q te escapou ... pq vai preparando a cabeça pra dar boas respostas pra Fernandinha :)
    E olha q vovò tem responsabilidade dupla :)

    Bjinhos pra vcs!

    ::::::::::::::::::::::

    Wilqui!

    Esse é o problema: o interrogatòrio apenas começou hehehe
    Menina, e se eu te contar q tem desenhos pra criança pequenuxa q sao terrìveis?! Tenha medo! hehehehe

    Bjos!

    :::::::::::::::::::::::

    Val! Mulher ...

    Deixa a Sofi crescer mais um pouquinho e começar com os "porque's" ... e a gente percebe à cada resposta que eles precisam saber a nossa opiniao, mas tb deixar claro pra eles a realidade, como é a vida mesmo là fora. Até pq, infelizmente, um dia eles levantam voo (e nòs sabemos por experiencias pròprias, nè amiga?) e saem por aì, mundao afora.
    Pode deixar q no q depender de mim, logo ele e a Pequena Sofi trocarao e-mails (ou seja là o q estiver de moda nesse mundo internético) ...rs
    Bjao pra vcs!

    ResponderExcluir
  8. Ahahaha ser mae deve ser adrenalina pura, ne? To imaginando a cena: " voce tranquila, pequena chega e bomba" a gente ate treme na base. Ainda bem que esse pequeneno tem um papai e uma mamae que souberam dar uma resposta a altura.
    beijos Tati

    ResponderExcluir

Deixa um recadinho pra gente aqui, vai!

o Batizado da Luísa.

     No ano passado, quando fomos pra Lisboa passar a Páscoa (e meu aniversário) com a Carol (dinda do Nick Jr.) e o Renan (senhor seu marid...