8 Anos.

E, finalmente, chegou seu dia!!!

Há tempos convivemos com essa super contagem regressiva, com o seu enorme desejo por completar 8 anos, com sua euforia pelo dia do seu aniversário.

Tratando-se de uma criança, poderia até entender a ansiedade por conta de comemorar com uma festa, ansiedade por um presente, uma pitada de interesse ingênuo, típica de pessoas com a sua idade. Mas, no seu caso, não é por isso.

Combinamos que neste ano não teria festa, o presente (por conta da ansiedade do seu pai - sabe a genética? Pois é ... ) foi dado antes. Você sabia que, no máximo, teria um bolo e que, logo, sairíamos para jantar por aí com nossas visitas. Mas para você não teve problema não ter festa, nem ter muitos presentes. Se contentou com o bolinho e fez planos para sair por aí num programa provável de "adultos". Você queria era completar 8 anos. Ponto final.

Você tem  sido uma incógnita pra mim. Nesses últimos meses tem demonstrado um geniozinho um pouco difícil, com respostas sempre prontas na ponta da sua língua. Inventa mil e uma desculpas esfarrapadas para não fazer os deveres da escola. Tem feito manha quase todos os dias e tenho me estressado muito com você. E meu estresse é sempre duplo: eu detesto me estressar com você! E me espanta ver muito de mim em você. Esse geniozinho difícil que, na hora da raiva, desata a falar besteiras. 5 minutos depois está tudo bem, me enche de beijos, abraços e reafirma o nosso amor. Tem sido difícil lidar com isso, tem sido difícil tentar mudar (deixe-me dizer até melhorar) esse geniozinho, por mim ... e por você, principalmente. Sei muito bem o que se sofre sendo assim, agindo por impulso.

Você tem feito com que eu reflita sobre muitas coisas e você tem me dado 1.000 motivos para morrer de orgulho. Você é educado, simpático, sincero, sorridente, brincalhão, espontâneo. Além de bagunçar toda a casa com seus Gogo's espalhados pela sala, faz brincadeiras imaginárias com canetas, papéis, carrinhos e meus objetos de decoração. Viaja por aí, num mundo todo imaginário e somente seu. Quando o repreendo (você sabe que não gosto que brinque com minhas coisas!), você levanta, faz careta e vem dançando me dar beijos e abraços. Você não imagina o quanto isso me faz bem e, da sua maneira, me ensina que a vida foi feita para ser vivida assim: de sorrisos, alegrias, invenções e amor.

Eu e seu pai muitas vezes nos questionamos se estamos agindo bem, se vamos pelo caminho certo, se precisamos ser mais fortes, se precisamos ser menos duros, mais flexíveis, mais tolerantes. Um dia você vai entender que ser filho único tem seus prós e seus contras.

Você tem uma luz especial que o faz ser diferente. Você se preocupa com o próximo, você é fiel a seus amigos, você perdoa até mesmo a quem te machuca. Dia desses você me deu uma lição enorme sobre perdão. Me emocionei e senti vergonha porque não teria sido capaz de fazer o mesmo que você.

Você reza e fala com o Seu Deus (e escrevo em maiúsculo porque Ele, o Seu Deus, assim o merece!). Não foi nada imposto ou exigido, é algo que flui em você, naturalmente. E você tem Fé! E você acredita! Sendo assim, você me ensina, também, que existe algo que é maior do que qualquer coisa.

Apesar da sua preguiça para os estudos, você continua amando ler. E tem feito textos maravilhosos, cheios de sentido poético. Me envaideço e fico feliz que goste de escrever, assim como eu (sabe a genética? Pois é ...).

Atualmente você está com uma grande dúvida sobre sua futura profissão: luta diariamente com o desejo de ser goleiro do Grêmio e fica pensando em como compaginar, também, uma "segunda" profissão (tem dias que fala em ser dentista, em ser militar, em ser professor, em trabalhar junto com seu pai ...). Você sempre me pergunta se "serei feliz se você escolher ser goleiro, ou dentista, ou militar, ou ...?". E eu sempre te respondo o mesmo, com a sinceridade que predomina no coração das mães: eu serei feliz se você estiver feliz. Independentemente do caminho que você escolher, se você for uma pessoa realizada e feliz, serei a mãe mais feliz deste mundo.

Você segue amando sua família. Continuamos longe de muitas pessoas que nos são caras (na verdade, de quase todas), mas você consegue manter laços de amor e afeto incrivelmente conectados com seus avós (pessoas que você ama com uma paixão infinita), com seus tios e tias, primos e primas. Você sabe que, mesmo não convivendo diariamente, a família é a base fundamental na vida de uma pessoa.

Você está crescendo, mudando de tamanho, de voz, de dentes ... vai até usar aparelho!!! 

Há pouco tempo, você me comentou que quando eu e seu pai estivéssemos velhinhos e esquecidos, você cuidaria de nós. Que você viveria perto e nos cuidaria, nos daria mimos e carinhos. Me emocionei porque inúmeras foram as vezes em que falei isso para meus pais. E hoje vivo longe, não posso dar todos os mimos, cuidados e carinhos que gostaria. Mas a sua intenção de futuro reflete o que você vive e recebe hoje. 

Você esperou como nunca por esse seu dia. Vou fazer o possível para que ele seja especial, como você sonhou, como você deseja e como você merece!

Ao Universo lanço o meu agradecimento, em primeiro lugar, por ter me dado o melhor filho que eu poderia ter. Lanço, também, o meu desejo de que você siga igual de lindo, por dentro e por fora. Mas, sobretudo, desejo que você conserve seu coração cheio de bondade, o seu sorriso sempre disponível, a sua simpatia e a sua alegria por viver cada dia como deveria ser vivido: com bagunças, estripulias, invenções, alegrias e muito amor.

Feliz 8 anos, meu menino!!! Nosso Pequeno Nicola!!!


7 comentários:

  1. Esse negócio de não conseguir controlar a ansiedade pela chegada do aniversário eu conheço muito bem! :0P
    Belíssima mensagem, mais do que isso, a afirmação de um amor incondicional.
    Parabéns, Nicolinha! Curte teu dia, e agradece ao teu Deus: é uma benção conquistar mais um ano de vida!
    Muita saúde, muita paz, muito sucesso, muitos amigos, muito de tudo o que te faz bem!
    Um grande beijo. Fica com Deus.

    Tio Beto_55

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, tio Beto! Foi bem comemorado, junto com a Dinda <3. Contagem regressiva agora para os novos "melhores dias do universo" :)
      Bjão enorme!

      Excluir
  2. Querido, amado, adorado Sobrinho Nicolinha!

    Siga em frente, comemore como nunca os 8 anos, 9, 10, 11.... e tantos quantos vierem.
    Feliz aniversário, sucesso, saúde, muita paz e paciência e força de vontade para cuidar dos Seus Velinhos! Hehehehe
    Eu TE AMO!
    Beijo no coração!
    Fica com Deus e siga o Teu destino1

    Renato Fraga
    OIM - OMB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoramos a surpresa :))
      Vcs fizeram o dia dele ainda mais especial!!!
      Bjokas em todos!

      Excluir
  3. Parabéns Nicolinha!
    Achei o endereço do blog em um e-mail antigo da Tati , tem uns 2 meses, e desde então virei uma leitora assídua.
    Tati querida, há muitos anos que não nos vemos, mas guardo nossa antiga amizade ( 20 anos) no coração. Adoro ler teu blog, as pequenices , são as melhores. Avisa quando vier a Osorio. Um grande beijo pra vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigaaaaa! O aniversário foi do filho, mas o presente foi meu :)
      Coisa mais boa "te ver" por aqui!
      Passaremos o Natal em Osório. Quero te ver!!
      Um bjão enorme!!!

      Excluir
  4. Eu ficaria muito, muito feliz se minha mãe tivesse me escrito uma carta assim de tudo que estamos passando aos 8 anos de idade. Isso é uma benção!!
    Parabéns para o Nicolas (nome sugerido para o nosso terceiro filho). Espero que tenha curtido cada minuto desse dia.

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixa um recadinho pra gente aqui, vai!

o Batizado da Luísa.

     No ano passado, quando fomos pra Lisboa passar a Páscoa (e meu aniversário) com a Carol (dinda do Nick Jr.) e o Renan (senhor seu marid...