Há muitos anos (mais de 20), na primeira vez que fui na casa do marido (naquele momento recém estreado namorado), lembro que uma das tias dele me perguntou:
- "Tatiana ... Mas esse é um nome russo, né?!"
É! Tatiana é um nome russo. Na verdade vem do latim Tatianus. Era uma palavra que signifcava patrimônio, pertencimento ao pai ... "Filha de Tácio".
Eu só sei que sou Tatiana, filha do Pancácio. (entenderam a rima com o apelido do meu pai, né?! O apelido dele era Pancasso)
Tem uma parte da história que tem a ver com a Santa Tatiana de Roma que, coitada, foi presa simplesmente por ser cristã (lá pelo século III), torturada e jogada aos leões. Mas, dizem, os bichanos não estavam com fome naquele dia e portanto não comeram a pobre da Tatiana. Poderia ter um final feliz para a Santa, mas não. Os infelizes a decapitaram.
Enfim, essas explicações estranhas para as origens das coisas, dos nomes, etc.
Venerada pela igreja Ortodoxa, o nome Tatiana se tornou muito comum na Europa Oriental, principalmente Rússia.
Não me pergunte porque minha mãe me deu esse nome. A única coisa que eu sei é que quando ela ficou grávida, ainda sem saber o sexo do bebê, disse:
- "É uma menina e vai se chamar Tatiana". Pronto. Assim de simples.
No Brasil é um nome muito comum, principalmente na minha geração. Eu tive várias colegas Tati's (Tatiana, Tatiane, Tatiani, enfim ...). Lembro até de uma vez que deu uma confusão danada com meu boletim e de uma colega. Cheguei em casa com o boletim com algumas notas vermelhas, sendo que sempre fui boa aluna. Sem entender nada, quase levei uns beliscões. Sorte que no dia seguinte se deram por conta de que haviam trocado as Tati's. Azar da minha amiga ... quem mandou não estudar :)
Quando cheguei de volta à Itália, em 2019, me matriculei num curso de italiano. Já sabia falar italiano mas precisava aperfeiçoar o vocabulário. Tinha algumas colegas russas e de outros países daquela zona da Europa do Leste. Um dia, saindo do curso, atrás de mim escuto alguém falando em russo. Segui caminhando. A pessoa repetiu a mesma frase, desta vez num tom mais alto. Segui caminhando. Com um sotaque bem gringo, a pessoa grita: "Ei! Tatiana!".
Virei pra trás e era uma das minhas colegas. Se aproximou falando algo que não estava entendendo muito bem (na verdade não entendia era nada!). Olho pra ela e digo: "desculpa, não te entendi.". E ela:
- "Você não é russa?" ... a russa com cara de espanto me perguntando se eu era russa.
E assim outras tantas vezes acham que pelo simples fato de me chamar Tatiana venho de qualquer lugar da Europa Oriental, menos do Brasil.
Engraçado foi no ano passado quando fiz um curso. Éramos em umas 8 pessoas. Primeiro dia do curso, cada um tinha que se apresentar brevemente, dizer nome, onde morava, etc. A primeira colega se apresentou, logo a segunda. Quando chegou a vez da terceira, ela diz:
- "Muito prazer, me chamo Tatiana"
E eu pensando com meus botões: "eita! Que legal! Deve ser russa ..."
A colega prosseguiu. E não, ela não era russa, era italianíssima, nascida aqui nessa região e, acreditem, morava na mesma cidade que eu. Uma cidadezinha pequeniníssima, minúscula, com duas Tatianas que não eram russas ... Quando me apresentei já iniciei com um: "Vocês não vão acreditar mas também sou Tatiana e moro na mesma cidade que ela". Caímos na risada.
Mas a última história engraçada aconteceu anteontem.
Marquei hora para fazer buço (o famoso bigodón) e sobrancelha no centro estético que sempre vou. A proprietária e grande parte das funcionárias são russas. A minha sobrancelha faço sempre com - acho - a única italiana que trabalha lá: Deniz (nasceu na Itália, o pai é italiano e a mãe Turca).
Conversa vai, conversa vem, passa cera daqui, arranca a cera de lá (aquele momento de tortura que toda mulher conhece), falávamos do frio que estava fazendo. Em determinado momento, ela me diz:
- "Ah! Mas tu tá acostumada né?! Lá pros teus lados agora tá muito mais frio do que aqui."
- "Nada! Agora lá é época de praia, sol, verão, calor ..."
- "Calor?"
- "Sim."
Silêncio. E ela fica me olhando com cara de 'será que ela entendeu o que falei?'.
- "Deniz, eu sou brasileira. Certo que sou do sul do Brasil e lá no inverno também faz frio mas agora já é quase verão".
- "Brasileira? Tu não é russa?", me pergunta ela surpreendida.
A criatura que vive no meio das russas ... depois de anos que me atende descobriu que eu, Tatiana, não sou russa.
Logo eu que a única coisa que sei em russo é vòdka ... 😜
________________________________
Curiosidades do nome Tatiana:
👉 Os falantes da língua inglesa só passaram a utilizá-lo regularmente a partir da década de 1980.
👉 O nome Tatiana é utilizado desta forma por diversas línguas, como a russa, eslovaca, búlgara, romena, espanhola, sueca, inglesa e holandesa.
👉 Atualmente, o nome Tatiana pode ser encontrado com maior quantidade de registros na Ucrânia, no Brasil, na Angola e nos Estados Unidos.
👉 Na Rússia o diminutivo de Tatiana é Tania.
👉 Dia 12 de janeiro é dia de Santa Tatiana de Roma.
👉 A pronúncia do nome Tatiana seja em português e em russo é a mesma (Tatchiana).
A partir de hoje vou te chamar, carinhosamente de Santa Tania! Hauahauahauahau… ameiiiii saber a historia do teu nome! E que loucura toda essa história de as pessoas suporem que tu é russa só pelo nome! E que loucura maior ainda os russos não usarem o Tati, né?! Hauahauahauahau… faz tão mais sentido do que Tania! 🥴
ResponderExcluirUm beijo, minha xexelenta do coração! LOGO LOGO VAMOS NOS VERRRRR!!!! 💖🥂🎉
Eu tenho de russa o que eu tenho de santa 🥴
ExcluirEstou só pela hora desse LOGO LOGO chegar 💖🥂🎉
Amei! Tati é cultura!
ResponderExcluirOntem, ainda comentei que "conheci a Befana através de você
Ameiii, Tania Bella Amica
Bacxiobes
Viu só?! Também sou cultura (gostei dessa!).
ExcluirBaciones, bella!