Hoje o dia é do Tio Miguel.
Tio Miguel é o mais novo dos irmaos. Até os 14 anos ele foi o preferido-mimadinho-protegido da mamae. Até os 14 ... porque depois disso, tirei o reino dele ... e passei eu a ser a pequenina da casa. Mas longe de qualquer ciùme ou rebeldia, ele sempre me tratou muito bem e me fez sentir sempre querida.
Lembro com saudade das vezes em que ele, jà grande, vinha de Osòrio pra Porto Alegre passar alguns dias conosco. Chegava, deitava no sofà vermelho que a mae tinha na cozinha e me mandava coçar as costas dele. E coçava, coçava, coçava ... fazia desenho com as unhas nas costas e ficava na expectativa de ele dizer: "deu, chega".
Tio Miguel é aquela pessoa em que nas situaçoes "crìticas", enruga a testa, faz cara de "e agora?" ... e se coça. Sim, porque os anos passam, mas as coceiras seguem.
Que me desculpem o Tio Beto e o Tio Renato, mas o Tio Miguel, de todos os filhos homens, é o mais prestativo de todos: ajuda a Tia Sandra na casa, limpa, cozinha, cuida dos filhos.
O maior defeito dele é ser colorado* ... mas, fazer o que?! Nem tudo nessa vida é perfeito. E com isso também aprendemos que o amor està acima de tudo ... a gente ama ele do mesmo jeito!
Depois que nasceu meu Pequeno, descobri no Tio Miguel uma faceta que ainda nao havia visto: o Tio sensìvel, carinhoso, dedicado ... o Tio que brinca, faz careta pela internet, que sente saudade ... e que chora ... chora rios de làgrimas a cada despedida no aeroporto Salgado Filho ... e chora quando ve fotos, vìdeos do Pequeno ... e chora sem vergonha nenhuma, porque ele também sabe que chorar faz bem, é bom, lava a alma ... basta ser boa gente e ter sentimentos verdadeiros pra saber disso.
Tio Miguel, junto com a tia Sandra, formou uma famìlia linda, composta por eles dois, o Miguelzinho e o Lilo. Pessoas que amamos de paixao. Pequeno sempre faz ligaçoes imaginàrias e fala com todos eles ... e jamais esquece de mandar beijos pro "Lilo", pro "Dedé", pra "Tia Sanda" e pro "Titio".
Agora, deixando um pouco de lado o tio, quero deixar recado pro irmao: quero dizer que te amo imensamente, que sou feliz demais com esses irmaos e irma que tenho, que sinto muito orgulho de ti, por tudo o que representas como pessoa, como filho, marido, pai, amigo e irmao. Tenho uma lista infinita de bons desejos pra ti, mas o principal é sempre muita saùde, pois ainda temos muitos bons momentos que compartilhar: muitos passeios, muitos churrascos, entreveiros, galetos, xis, cerveja, vinho, pontinho ... e o importante de tudo é saber que quando surgir os momentos nao tao bons assim, também vamos estar juntos e unidos, compartilhando também as dificuldades e as làgrimas. Porque ser irmao é exatamente isso, quase como um matrimonio ... "na alegria e na tristeza".
Um maravilhoso aniver pra ti, Tio Miguel! Ou, como se diz aqui: AUGURI!
Parabéns também pra prima Lily, pro Dudu e pra prima Cinha ---- A famìlia é grande e o povo resolve nascer tudo no mesmo dia ... jà viu?!
* colorado: torcedor do Internacional de POA. (eca!)
Nossa Tati, me emocionei muito com seu texto. Realmente irmao é tudo né? Sinto uma falta imensa das minhas irmas!!!! E o seu pequeno cantor, ta cada dia mais lindooooooo!!!
ResponderExcluirBeijos
Ai Tati...me derramei em lágrimas com seu texto e a música do Nicola!
ResponderExcluirTenho um irmão maravilhoso (Pedrão!) uma irmã que é um pedaço de mim e meus cunhados e minhas cunhadas que fazem minha vida muito mais feliz. E é por isso que sei bem o que você sente pois também vivo longe de todos eles!
Feliz Natal Miguel! Que você seja muito feliz e continue sendo capaz de rir e chorar sempre que for de sua vontade!
Beijos!
Lindo tia TATI
ResponderExcluirParabéns tio Miguel, é muito bom que voçês estejam em nossas vidas, parabéns TIO MIGUEL, tudo de bom e que continues a nos iluminar.
Investe no Guri Tia TATI , ele vai ser cantor.
Bjs.
Renato
(O tio do meio)