Dividimos nossos dias em Madrid entre um pouquinho num hotel em plena Gran Via e, os últimos dias, na casa de uma amiga nossa.
O primeiro passeio foi na Puerta del Sol. Queria ver ao vivo e a cores o protesto dos "indignados".
Incrível como o povo se organizou. Tinha até algumas barracas com provimentos (comida, pão, água, etc). Só que no meu ponto de vista, a coisa tomou tal dimensão que o objetivo principal do protesto começou a se perder um pouco. Mas, mesmo assim, admiro ao povo que tem ânimo e coragem de colocar a cara pra rua, levantar o braço e sem medo e sem preguiça fazer ver que não estão de acordo com tudo.
Passeamos por quase todos os lugares que havíamos planejado, sobretudo aqueles que tinhamos mais saudade.
Foi muito legal voltar com o Pequeno em todos os lugares que marcaram a minha história e a do Papai. Achei engraçado o Papai que explicava pra ele cada lugarzinho "nosso": "olha, foi aqui que nos vimos pela primeira vez ... nesse bar viemos algumas vezes ... nessa praça ficamos conversando quase que a noite inteira". Pequeno só dizia: "sim? é?" ... pena que da história mesmo ele não tenha entendido quase nada.
Aproveitamos pra reencontrar nossos amigos. Papai retornou no antigo local de trabalho pra matar um pouquinho da saudade dos companheiros. Andamos muito. Passeamos no Parque do Retiro. Visitamos a feira do livro em companhia de uma amiga. Fomos jantar na casa de outra amiga que fez uma festinha e assim pude reencontrar muita gente.
Pequeno brincou. Correu. Cansou. Ficou brabo. Fez festa. Fez greve de fome. Dormiu muito.
Aproveitamos também para fazer algo que jamais havíamos feito, um passeio que sempre deixávamos 'pra depois': fomos visitar o Museu Reina Sofia. Por acaso, chegamos lá e descobri que havia uma exposição de uma artista que, desde que vi uma reportagem sobre ela aqui, fiquei louca de vontade de conhecer o seu trabalho: Kusama. Uma japonesa que iniciou lá pelos anos 40, descobriu novas técnicas, é pintora, escultora, escritora ... e maluca. Ela mesmo se internou num centro psiquiátrico ... aliás, tá internada até hoje. Eu ganhei o dia só em ver os quadros e obras dela.
Também gostei de ter visto ao vivo e a cores o Guernica, do Picasso. Mas, o mais interessante, foi o momento em que, nós três (e mais um bando de pessoas) estávamos na frente daquele quadro enorme e o Pequeno solta:
- "Mas por quê tá todo mundo gritando ali?"
![]() |
imagem Google.com |
Fiquei orgulhosa dele, que entendeu o espírito da coisa.
Adorei nossa viagem. Matei muitas saudades e, óbvio, voltei com novas na mala. Mas, sobretudo, apaguei uma nuvenzinha chata que sempre pairava pela minha cabeça... a dúvida de se havíamos tomado a decisão certa, já que morria de saudades de lá. Fui pra lá e fiquei com saudade daqui. Complicado isso, não? A verdade é que não muito ... a resposta é simples: lá não era nosso lugar. Fomos felizes, construímos um início de vida muito bom. Mas, agora, nosso momento é aqui. Nossa vida está aqui, nossa casa está aqui e aqui temos um pouco de família. Isso, pro bem-estar do meu Pequeno, não tem preço.
Madrid ficará pra sempre no nosso coração. Será sempre um prazer retornar lá para passear, rever amigos, relembrar nossos momentos, conhecer lugares novos, etc.
Só espero que nosso próximo retorno não demore outros dois anos e meio :)
Aos amigos de Madrid que passam por aqui: obrigada pelo carinho!
Aos amigos que não deu tempo de reencontrar (ou conhecer, no caso da Anlene): nosso tempo foi muito corrido, mas da próxima vez nos vemos!
E à família e amigos que não são de Madrid, mas passam por aqui: morri de saudades de vocês! Estou feliz em retornar e "senti-los" pertinho outra vez!
Ainn.. que invejinha boa!!
ResponderExcluirTambém quero voltar pra Madrid!!!
hahahahahah.. Imagino o Nicolinha dizendo "sim? é?" Pro Nicola enquanto contava as historias, devia tá na maior cara de interessado sem entender nada! =P
Poo.. Saudade do Parque do Retiro, ir fazer nada quase todos os dias lá..
O museu aparenta ser bem divertido, e que percepção do meu primo!! Viu todo mundo "gritando" no quadro.. Super inteligente!!!
Eu entro aqui todos os dias pra ler, tava com saudade dos posts já!
Só não deixo comentários todos os dias pq a preguiça me vence muitas vezes!! >.<
Bjaozao Tatiii!!
Saudades de vcs!!
Nossa Madri por fotos é muito linda!
ResponderExcluirPasseio, fotos... tudo incrível: povo, barracas, protesto...os lugares que visitaram e/ou revisitaram maravilha. Com certeza é muito bom ir a lugares que já estivemos, lembrar momentos inesquecíveis... Quanto as fotos adorei todas; no Museu Reina Sofia-a foto da bola vermelha é show!
Bem, amigos adorei passear com vcs por Madri. Saber que viajaram e retornaram bem! Vou encerrar a conversa aqui, porque estou a mil com a Gincana 50anos da CNEC...Beijão em todos...
Laurinha preguiçosa da minha vida!!!
ResponderExcluirFico feliz em saber q entras sempre aqui ... mas fico muito mais feliz com cada recadinho que recebo. Assim que manda a preguiça embora (pelo menos por pouco tempo) e escreve sempre que der umas linhazinhas pra gente, ok?!
Madrid continua linda! Os postes "enfeitados", os prédios bonitos, o Retiro sempre cheio de gente "fazendo nada" ... tudo no seu devido controle.
Quem sabe um dia nao retornamos juntas là? ;)
Serà um prazer te acompanhar hehehe
Bjao, lindinha! Te quiero, guapa! ;)
Amiga Jana!
ResponderExcluirO museu é muito legal sim. Enquato moràvamos là, fomos visitar alguns museus, mas esse a gente sempre deixou pra depois. Acabou que viemos embora e o depois ficou pra tràs. Aproveitamos essa oportunidade q tivemos agora pra conhece-lo. Gostei bastante, embora nao tenha visto tudo (as pernas cansaram antes do tempo).
Bjos, amiga! Obrigada pela visita! E depois quero saber como foi a gincana :)
Lindo passeio e história! Bjs
ResponderExcluir