Esquece tudinho o que escrevi ontem. Hoje sim nós vimos neve de verdade.
Fui dormir feliz, disposta a sonhar com todas as paisagens branquinhas que vi durante o dia.
Passadas as 9:30h, Pequeno (que dormiu conosco com a desculpa do frio) começou a ladainha de sempre:
- "Mãe, acorda! Mãe, vâmú levântá? Manhêêêêê, levanta! Mãe, bom dia! Dormiu bem? Levanta!"
Não tem jeito. Uma vez que me acordam, não consigo mais dormir. Acordei braba. Mas a brabeza durou quase nada. Foi só o tempo de abrir a janela da sala e me surpreender com a paisagem. Então, quem não deixou ninguém na cama (Pequeno ainda estava na cama e Papai ainda num sono profundo), fui eu:
- "Uauuuuuuuuuuuuu! Acordem! Acordem! Venham ver que coisa mais linda!"
Pequeno saltou voando. Papai deu uma olhada de canto de olho e, num estado de meio-dormido e meio-acordado, deve de ter pensado: "tal filho, tal mãe!".
Nevou demais durante a noite. Nossa sacada encheu de neve, as ruas cobertas, as gotinhas d'água congeladas e uma paisagem que nunca tinha visto. Aliás, dizem, nunca nevou tanto assim em Roma (os mais antigos dizem que no ano 52 ... mesmo assim, faz tempo!).
Alguns vizinhos dispostos a tirar um pouco da neve dos carros, outros com pás, tirando um pouco da neve das ruas ... e eu disposta a tirar foto de tudo.
Corri pra dentro de casa pra botar casaco, gorra e luva (iniciei fazendo um boneco de neve mas em 20 segundos minha mão congelou - e como dói!). Até me emocionei (de novo!). Papai, bobinho, até riu da minha cara. "Onde já se viu se emocionar por isso" ... "Felizmente" não temos o mesmo nível de sentimentalidades.
Os dois preguiçosos não queriam sair de jeito nenhum de cima do sofá. Mas foi só ameaçar: "então vou sozinha!" que, pronto ... logo estávamos os três fora de casa.
Lindo demais! As ruas branquinhas e o povo todo andando a pé (até porque está muito difícil de se locomover com carros - é obrigatório o uso de correntes nos pneus). Todo mundo feliz, pisando no gelo, fazendo boneco de neve, guerrinha de neve. Aqui em casa, como tem uma descidinha, o povo até fez "esqui-bunda". Mais tarde li pela internet que o povo estava esquiando por Roma.
Tentamos comprar alguma coisa na volta pra casa, nossa geladeira está quase vazia. Mas o único supermercado que tem perto de casa estava lotado. A padaria fechada. E o açougue com pouca carne (e ainda por cima nos cobraram o olho da cara - o povo aproveita!).
Nem queiram imaginar o caos que está a cidade. O prefeito de Roma pedindo pro povo ir limpar as ruas com pás, brigando com o pessoal da defesa civil que não foi capaz de avisar que nevaria tanto assim, vários acidentes (o povo da cidade nao é acostumado a dirigir com neve), carros abandonados pela estrada (muita gente ontem, assim como o Papai, caminhou pra caramba!), enfim ...
Enquanto isso, na terra da nonna:
3 metros de neve fora de casa. 3 metros! Ninguém vai, ninguém vem. Minha sogra está presa dentro de casa, sem poder abrir janelas e desde ontem a noite sem luz, coitada! Farmácia fechada, supermercado fechado. A pouco li na internet que lá por aquela zona de onde ela mora, os militares tiveram que ajudar umas 200 pessoas bloqueadas pela neve. Felizmente, com todos (os cunhados e a sogra) está tudo bem. Estão presos em casa, sem luz, mas podem se virar. Bom, minha sogra, aliás, teimosa que só ela, foi pro quintal com a pá, pra ver se consegue fazer um caminhozinho pelo jardim pra, ao menos, conseguir pegar lenha pra chaminé (só assim pra esquentar a casa). E nós nem podemos ir pra lá e nem eles podem vir pra cá (as estradas estao fechadas).
E dizem que vem mais neve por aí.
A gente, por via das dúvidas, vai seguir às recomendações: não sair de casa.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Comparando a neve de ONTEM e a neve de HOJE:
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::










Carambaaaaaaaaaa!!! Aqui em Ancona ficou assim, nunca vi tanta neve e ainda esta nevando. Nem amanha irei trabalhar, e quem sai de casa assim????
ResponderExcluirBeijos
Ps: Tati nao sei se voce curte selinho, de qualquer forma deixei um pra voce no meu blog. Beijos