Férias Parte I - Tiradentes

Se tivesse que resumir essa primeira parte das férias em apenas uma palavra seria  felicidade. Se tivesse que usar uma segunda palavra seria liberdade.

Resolvemos aproveitar a última semana de férias de inverno do Pequeno para, finalmente, conhecer um pouquinho de Minas Gerais. Sempre tive desejo de conhecer Ouro Preto. Resolvemos, então, fazer um passeio duplo nas cidades de Tiradentes e Ouro Preto, nesta ordem.

Sabíamos que a segunda parte da viagem (Ouro Preto) seria de caminhadas, histórias, visitas e muito sobe e desce. Decidimos que a primeira parte da viagem (Tiradentes), teria que ser algo mais tranquilo e, se possível, um passeio especial para Pequeno.

Depois de muita pesquisa no Google, lendo fóruns dos sites de viagens e pesquisando preços (porque no período de férias tudo praticamente dobra), achamos um hotel fazenda, especial para crianças, que fica entre as cidades de São João del Rei e Tiradentes. Não imaginávamos que Pequeno iria aproveitar tanto quanto aproveitou.

A viagem foi tranquila. Paramos na estrada para almoçar e tivemos sorte com o restaurante: comida mineira caseira e deliciosa. Pequeno resmungou para descer do carro (birra de criança presa várias horas dentro do carro e, quando finalmente ele consegue dormir, acabamos parando para almoço - sacanagem, né?!). Disse que não iria comer nada, mas quando sentiu o cheirinho, não aguentou e comeu que foi uma beleza!

Fomos direto para o hotel fazenda. Pequeno super ansioso para ver o que tinha por lá e, também, para dormir em uma cabana.

Da cabana ele viu foi bem pouco. Chegou, ajudou a tirar um pouco de coisas do carro e, logo, foi fazer o reconhecimento do hotel.

A verdade é que o local superou nossas expectativas. Realmente era especial para crianças, com direito a piscinas  (uma na parte externa e uma piscina aquecida), sala de brinquedos, sala de videojogos, parquinho, pula-pula, quadra de futebol, futebol de sabão, passeio de cavalo, um monte de galinha solta ... e um monte de criança. Pequeno não demorou para se enturmar.




Ele se sentiu livre ... e realmente estava. Muitas vezes ficou sozinho com os amigos e "se achou" o máximo por isso. Na nossa última noite no hotel, após o jantar,  fui para a cabana organizar as coisas para seguir viagem, ele ficou sozinho com os amigos brincando de 'verdade e consequência'  e, logo,  voltou sozinho "para casa". Perguntei se não havia ficado com medo, já que era noite e estávamos, literalmente, no meio do mato. Respondeu que não, com cara de "mãe, já sou grande, sei me defender".

Dos 3 dias que ficamos ali,  visitamos a cidade de Tiradentes apenas em 1 dia.

Eu e Pequeno fomos de São João del Rei a Tiradentes com o trem, uma Maria Fumaça que eu, particularmente, não gostei muito. Conseguimos os dois últimos bilhetes do horário da manhã. Mais cinco minutinhos e ficaríamos sem andar de trem (já que apenas tinha bilhete para tarde). O passeio é legal somente na saída e na chegada: quando sai é aquela fumaceira e aquele apito típico das boas e velhas Marias; e quando chega em Tiradentes é legal ver o processo de troca de trilhos (na verdade, o mesmo trilho, trocam é a Maria Fumaça de lado), tudo feito manualmente. Mas durante o trajeto, não tem muita graça. Achei o passeio de Maria Fumaça do sul (lá na cidade de Bento Gonçalves) bem mais legal. E, dizem, o passeio de trem entre as cidades de Ouro Preto e Mariana (que não fizemos) é bem mais interessante.



Marido fez o trajeto de carro, assim poderíamos voltar na hora que bem quiséssemos, já que quem compra trajeto de ida e volta tem hora certa para ir e para voltar e queríamos conhecer a cidade de Tiradentes no nosso tempo, sem estresse de hora.


A cidade de Tiradentes é bonita mas, talvez porque tenhamos ido em pleno domingo, achei cheia e muito tumultuada de carros. Aliás, carros por todos os lados. Isso me incomodou um pouco.


Não fizemos toda a rota turística da cidade. Nem optamos pelos vários passeios de charretes disponíveis. Resolvemos fazer nosso trajeto a pé mesmo, para tristeza do Pequeno (que só lamentava que poderia estar fazendo "um monte de coisas" no hotel ). Sapatos confortáveis (porque o pavimento da cidade assim o pede) e ... pernas pra que te quero.




Após o almoço fizemos mais alguma caminhadinha pelo centro histórico e, logo, voltamos para o hotel.





O dia seguinte foi totalmente dedicado para o descanso. Pequeno se divertiu, passou todo o dia com os amigos. Durante a tarde até aproveitou o 'café da tarde' do hotel. Quando voltou pro quarto, disse que havia provado um bolo de chocolate delicioso (e que, infelizmente, acabou logo) e alguns biscoitos. Perguntei se tinha bebido algo:

- "Aham. Bebi água. Quente."

- "Água quente, meu filho?"

- "É ... é que fui pegar algo pra beber e não vi nada além da água ... quente."

Provavelmente o cafézinho da tarde do hotel tenha também chá. E o danado do menino não "atinou" a colocar um saquinho de chá dentro da xícara ... com água quente :)


Mas não foi só Pequeno quem curtiu. Eu e marido também descansamos, relaxamos e aproveitamos. Curtimos a piscina do hotel (ele mais do que eu), a academia, os caldos que o hotel oferecia todas as noites para os hóspedes (uma delícia!), as sobremesas mineiras (mais delícias!).

Nossa partida rumo a Ouro Preto foi meio estressante, sobretudo porque Pequeno não queria ir embora (e a verdade é que eu, no lugar dele, também faria o mesmo). Até chorou de saudade, sem ao menos ter partido. A verdade é que até deu um pouco de peninha, dos amiguinhos comentando que "hoje ele iria embora", Pequeno que nos olhava com cara de resignação.

Mas, felizmente, as férias ainda não haviam acabado. Aliás, ainda estava na metade e muita coisa viria pela frente :)

3 comentários:

  1. Muito bom! Passear é isso!
    Da próxima vez, leva o chimarrão. Pelo menos, ele vai usar melhor a água quente. rs
    Abração. Fiquem com Deus.

    Tio Beto_55

    ResponderExcluir
  2. Olá queridos!

    Belas fotos, com informações que nos transportam, como se estivéssemos vivendo aquele momento. Achei muito legal. Não parem por aí, vamos lá! Mais passeios, mais fotos, mais informações.
    Beijos no coração de todos!

    Renato Fraga
    OIM-OMB

    ResponderExcluir
  3. Show!
    Adorei o texto, as fotos e os vídeos!
    Confesso que amei este passeio! Também já visto o passeio de Bento, mas o que me encanta mesmo é literalmente, colocar a cara ao vento e ver a paisagem, remontando aos meus tempos de criança, quando viajava de Quaraí à Porto Alegre, de Maria Fumaça 😍😍

    Amei o pequeno amoroso e independente rsrs

    Baciones, Bella amica. DEUS siga lhe abençoando junto aos seus Nicolas!

    ResponderExcluir

Deixa um recadinho pra gente aqui, vai!

o Batizado da Luísa.

     No ano passado, quando fomos pra Lisboa passar a Páscoa (e meu aniversário) com a Carol (dinda do Nick Jr.) e o Renan (senhor seu marid...