Meio Século.

     Hoje o meu primeiro Nicola completa 50 anos. 

    Eu não tenho como iniciar esta postagem em comemoração ao cinquentenário (U-A-U-!) do meu Amore sem falar sobre o seu percurso de Vida até aqui. E um dos motivos para isto, para expôr sua história de maneira pública (ao menos num limite em que ele não fique chateado comigo), é simplesmente porque tenho o maior orgulho de cada passo que foi dado.

    Fico pensando se minha sogra e meu sogro o planejaram ou se o terceiro filho veio como eu vim ao mundo: de surpresa. Perguntei algumas vezes mas minha sogra sempre desconversou. Talvez tivesse tentado, finalmente depois de 2 meninos, a menininha. Mas acabou vindo o terzo maschio, aquele que mais se pareceria fisicamente com ela.

    Fico pensando na infância tranquila e pacata num paesino piccolino no interior do Abruzzo. Me questiono tentando entender  em qual momento seu coração curioso se encheu de desejo por conhecer o mundo. À ponto de fazer com que um jovenzíssimo menino deixasse todo o conforto de casa e partisse em busca de um mundo desconhecido. 

    Muitos destes meus questionamentos talvez  nem tenham resposta: desde sempre a alma do meu Amore é livre, aventureira, curiosa e corajosa. Porque precisa de muita coragem para todas as escolhas que ele fez.


    Penso em todas as suas aventuras e descobertas em Londres e também penso em todos os momentos de dificuldades e provações.  Penso nas farras, festas e diversões (danadinho!) mas penso nos momentos de dúvidas, medos e de solidão. Quantas vezes ele pensou em desistir? Quanto orgulho eu sinto (mesmo nem fazendo parte da sua vida naquele momento) por ter permanecido  fiel aos seus princípios e sonhos.

    Quantos caminhos e escolhas ele teve que fazer até o momento em que nossos passos se encontraram lá em Madrid. 

    E é aqui neste momento em que a postagem passa a ser na segunda pessoa do singular, diretamente para ele ...

    Amore! Te agradeço por desde o primeiro momento ter me olhado com olhos de carinho e respeito.     Te agradeço pela paciência de sempre, por ser sempre sincero, por ser meu amigo, meu grande incentivador, por acreditar mais em mim do que eu mesma, por me estimular, por ser a palavra correta no momento oportuno, por me respeitar e, sobretudo, por sempre me amar.


    Obrigada por ter sido sempre um pai presente. Lembro quando Pequeno ainda estava na barriga e fazias questão de conversar com ele. Quando eu não pude ser 100% mãe por conta de uma cesárea tenebrosa, deste o colo que eu não pude dar, o primeiro banho, as noites sem dormir, lá  estavas tu. Não porque fazias simplesmente o teu papel, mas fizeste o teu e o meu também. E até hoje é assim, quando me ausento por conta de estresses com filho adolescente (cujo gênio é bem parecido com o meu, sinto muito!) tu sempre estás lá, disponível para o Nicola, o rodeando de amor e zelo.


    Estiveste sempre, sempre, com ele. Fizeste questão de participar em absolutamente todos os momentos da vida do nosso Pequeno. Tudo isso sem abrir mão do teu lado profissional, te viraste como pudeste, correndo pra lá e pra cá e chegando sempre em tempo do olhar dele cruzar com o teu. Te custou suores e estresses mas tua mão sempre esteve ali junto com a dele.

    E falando em profissional ... quanto orgulho eu sinto do profissional que és! Deixaste a comodidade prevista de lado e foste em busca de novos horizontes, novas experiências, novas vivências e aprendizados. Tiveste que abrir mão de coisas importantes (aos olhos dos outros) em prol de um sonho e desejo: não se acomodar. Se reinventar não é fácil. Encarar o desconhecido também não. Provar, tentar sem a certeza de um resultado positivo também é desafiador. Mas o teu espírito curioso e aventureiro te deu o combustível suficiente para encarar muitas adversidades e seguir firme e forte nos teus propósitos.


    Eu sei que neste exato momento deves estar pensando: "pra quê ela tá escrevendo tudo isso?".

   Porque como eu falei lá no início, eu sinto um orgulho gigante de ti. Me sinto a pessoa mais sortuda dessa Vida por ter um companheiro de viagem como tu.


    Nossos últimos anos não foram fáceis. Sabemos que por trás de fotos sorrindo haviam corações cheios de dor. E apesar de tudo o teu amor esteve sempre presente e paciente. Nas nossas dificuldades fui sempre grata por ter ao meu lado uma pessoa como tu. E preciso dizer que vivendo esses momentos ao teu lado minha admiração por ti só aumentou. Eu não posso (e nem devo) entrar em detalhes mas quanto te admiro por ter feito e dado o teu melhor!

    Quantas vivências, quantos caminhos e quantas escolhas ... e que bom que em algum momento teu olhar cruzou com o meu. Eu não consigo nem imaginar minha Vida sem ser ao teu lado porque pra mim, a Vida, só tem sentido assim.



    Me desculpe pela exposição, eu sei que tu não gostas! Mas histórias bonitas precisam ser contadas. Tudo bem que são "só" 50 anos. A aventura está apenas começando. Ainda tem muita história para ser vivida e escrita 





    Que o Universo te proteja, te abençoe com saúde para viver uma Vida longa (ao meu lado). Só nós sabemos dos nossos 'planos mirabolantes' para nossa vecchiaia! E ... attenzione! Tu estás bem mais perto dela do que eu :)

    TI AMO!  Sempre assim em maiúsculas :)

    Tanti Auguri!

    Feliz Aniversário!

    Feliz Cumple!

    Happy Birthday!



    

2 comentários:

  1. Bella amica! Fiquei tão na dúvida se deveria esperar teu amore comentar primeiro, porém ele deve ser tímido o suficiente para responder diretamente a ti e isso é tão lindo!
    Parece que sempre soube esse paizão que o Nicola Pai é, por conta dos seus registros fotográficos que sempre "entregam" um olhar de pai amoroso e protetor, desde sempre! Eu fiquei emocionada vendo as fotos que O Pequeno Nicola postou no Instagram, que coisa mais linda esses registros. Eu não sossego até ver um livro publicado 🥰🥰🥰🥰
    É tudo tão verdadeiro e emocionante, é uma raridade esse amor transcrito ao longo dos anos, sobretudo porque rediges tão bem, que nos coloca "dentro da cena", não é segredo que há anos, acompanho as aventuras de Tati e seus Nicolas e sempre me emociono. Eu imagino o orgulho que sentes por teu amore. Que Deus siga lhes abençoando com muito amor, harmonia, cumplicidade e prosperidade, juntos, sempre. Parabéns ao Nicola pai! Deus abençoe ricamente a vida dessa pessoa tão grandiosa , cheia de predicados e que escolheu ser teu! Que seja uma linda e longa história de amor e aventuras. Enquanto Deus me permitir estar por aqui, estarei sempre na primeira fila, torcendo e vibrando pela felicidade de ambos. Auguri per tuo Nicola

    ResponderExcluir
  2. O parabéns ao Nicola é recheado de agradecimentos, principalmente por cuidar de minha irmã caçula e do meu sobrinho incansavelmente. Parabéns meu cunhado és um pessoa que tem todo o nosso carinho, admiração e respeito.
    Renato Fraga
    OIM OMB

    ResponderExcluir

Deixa um recadinho pra gente aqui, vai!

Buen Camino, Peregrino!

     Sábado passado, um pouquinho antes das 4:30h deixamos Pequeno na Stazione Centrale di Milano . Ali se reuniu com o grupo de jovens da i...