Os Onze Mandamentos.

     "Não debocharás da idade do próximo." (leia isso em tom profético)

    Eu sei que os Mandamentos são dez e óbvio que este que escrevi aí acima acabei de inventar. Mas tem muito que ver com o que vou contar agora.

    Semana passada chegou aqui em casa correspondência do Governo para o marido. Eu sempre acho que é multa. Mas multa não era (felizmente $$$). Era uma carta convidando meu marido à participar de um screening de saúde: um programa de prevenção. Selecionam pessoas a partir de uma certa  faixa etária para fazer um determinado exame a fim de detectar ou descartar certas doenças.

    A faixa etária era a partir dos 50 anos. Danada que sou, passei a fazer várias piadinhas (sobretudo porque o marido não leva muito bem esse negócio da idade que está passando).

    - "Quem te viu, quem te vê, hein?! Já faz parte do screening dos velhos ..."

    Debochadinha daqui, debochadinha dali ... vida que seguiu.

    No início desta semana, chega outra cartinha da Regione Lombardia (Estado onde moramos). Desta vez para mim. Marido havia acabado de chegar em casa no final da tarde e ao verificar nossa caixinha de correio, encontrou a cartinha lá.

    Multa não poderia ser, afinal de contas nem carteira de motorista tenho. Poderia ser alguma comunicação com referência ao meu Permesso de Soggiorno, mas tenho agendamento para março e provavelmente não estavam adiantando o meu agendamento.

    - "Ué! O que será que é?"

    Então comecei a ler a cartinha.

    Era um convite da secretaria de saúde daqui para participar de um screening de prevenção do tumor mamário. Mulheres, a partir dos 45 anos de idade são convidadas a realizar uma mamografia à cada período de tempo como prevenção da doença. Você não precisa pagar nada e nem passar pelo seu médico de família para pegar um pedido médico. Basta ir no local e na  hora agendada com a cartinha e pronto.

    -"Hum! Que legal! Estava mesmo precisando fazer este controle." (o faço anualmente, por conta de diversos cistos que tenho, desde os 30 anos)

    Olho para o lado e está o marido com sorrisinho de canto de boca:

    - "Ah! Não sou só eu o velho que recebe cartinha do Governo pra fazer exame ..."

    Argumentei que minha faixa etária ainda estava na casa dos 40 ... mas a verdade é que fiquei bem sem argumentos.

    É, marido! Quem nos viu ... quem nos vê ...

    



    P.S.1: historinhas engraçadas à parte, a prevenção é super importante. Faça periodicamente seus exames de prevenção e controle. Idade não tem nada que ver com doenças como câncer, por exemplo.

    P.S.2: Muito se fala da saúde pública da Itália, que tem piorado bastante nos últimos anos. Eu, por exemplo, faz dois anos que tento marcar consulta com um alergologista pelo sistema público de saúde e, simplesmente não consigo. Felizmente tenho plano de saúde mas quem depende única e exclusivamente do sistema público tem sofrido. Porém, existem coisas que ainda funcionam muito bem, por exemplo, os exames que eu e marido temos que fazer. 

    Eu, particularmente, tenho tanto experiências positivas quanto negativas. Quando queimei o rosto com um procedimento estético  (contei aqui) fui super bem atendida no Pronto Socorro do hospital. Mas também já saí  do mesmo  Pronto Socorro, depois de longas horas esperando, sem ser atendida.

    Não existe o país perfeito ... a gente reclama do que tem que reclamar (afinal a Itália é um dos países onde mais se paga impostos) mas tendo vivido em outros países e tendo tido outras experiências, o que é de se elogiar também precisa ser elogiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa um recadinho pra gente aqui, vai!

Buen Camino, Peregrino!

     Sábado passado, um pouquinho antes das 4:30h deixamos Pequeno na Stazione Centrale di Milano . Ali se reuniu com o grupo de jovens da i...